Lando Norris, piloto da McLaren, acredita que a Fórmula 1 só terá uma grande mudança na ordem do grid a partir de 2026, com a entrada em vigor do novo regulamento técnico.
Até o momento, a temporada 2024 é uma espécie de continuação do ano passado, com a Red Bull mantendo a liderança. Max Verstappen venceu as duas primeiras corridas, mas abandonou o GP da Austrália com problemas de freio.
Norris prevê que o atual cenário vai se manter até a adoção do novo regulamento, que trará modificações significativas tanto para os motores quanto para o chassi.
“Eu acho que para as coisas realmente mudarem, precisamos esperar até 2026”, afirmou Norris. “Acredito que esse possa ser um grande divisor de águas para todas as equipes, e as unidades de potência provavelmente serão um dos fatores mais importantes.”
O regulamento de 2026 visa a transição da F1 para combustíveis totalmente sustentáveis, além de um maior uso de energia elétrica e aumento da potência dos motores.
Apesar da possibilidade de os novos motores promoverem uma grande reviravolta no grid, Norris acredita que a Red Bull ainda terá vantagem devido ao contínuo desenvolvimento aerodinâmico.
“Eles são muito inteligentes em vários aspectos. Se continuarem fazendo um trabalho tão bom quanto qualquer outra equipe, eles devem sempre ter a vantagem que possuem. Mas a esperança é que eles comecem a ficar sem boas ideias”, disse o piloto britânico.
“Acho que todas as equipes estão evoluindo. Se você olhar para o nosso progresso nos últimos doze meses em relação ao ano passado, nós fomos a equipe que mais se desenvolveu. Então, sob essa perspectiva, podemos estar felizes com o trabalho que estamos fazendo. Mas ainda não é o suficiente para desafiar a Red Bull”, encerrou Norris.