F1: Newey elogia capacidade mental de Verstappen durante as corridas

O tricampeão Max Verstappen não é apenas um grande talento ao volante de um carro de Fórmula 1. De acordo com o projetista-chefe da Red Bull, Adrian Newey, o holandês possui uma habilidade incomum: pilotar quase que instintivamente, liberando sua mente para processar informações vitais durante as corridasx.

“Como todos os pilotos verdadeiramente grandes, você tem a impressão de que ele pode pilotar o carro quase inconscientemente”, afirmou Newey ao Motorsport.com. “Isso o deixa com bastante poder de processamento para pensar no que o carro está fazendo”, completou o renomado engenheiro.

Para Newey, essa capacidade de correr no ‘no automático’ sem perder a concentração é muito importante para o sucesso dos grandes pilotos: “A habilidade de pilotar extremamente rápido, mas ainda manter uma reserva constante, é algo que Max claramente tem, e eu diria que todos os grandes pilotos com quem trabalhei também tinham.”

Essa característica, além de contribuir para a performance em pista, torna Verstappen um colaborador valioso para a equipe. Newey o descreveu como um piloto ‘fácil de trabalhar’, pois oferece feedback preciso e compreende os detalhes técnicos do carro.