F1: Newey diz que mudanças discretas estão por trás do domínio do RB20

Apesar de algumas alterações visuais no RB20, o projetista-chefe da Red Bull Racing, Adrian Newey, afirmou que detalhes sutis explicam o desempenho superior do carro da equipe para a temporada 2024 da Fórmula 1.

Vencedor das duas primeiras etapas da temporada, Max Verstappen segue dominando a categoria junto com a Red Bull. O RB20 chamou atenção na apresentação do carro por algumas mudanças ousadas em relação ao carro do ano passado, como a entrada de ar lateral mais estreita.

No entanto, Newey disse que as evoluções menos perceptíveis no RB20, são as responsáveis pela vantagem da equipe. “A arquitetura básica do carro é a terceira geração do que começou como RB18. Mudamos pouquíssimo: layout da suspensão dianteira e traseira, câmbio e caixa de proteção”, disse ele.

“Os elementos visíveis que geraram tanta discussão servem para ganhos aerodinâmicos. Mas a mudança visual é bem maior que o ganho de performance que obtivemos ali. Os detalhes mais sutis, que as pessoas não notaram, provavelmente contribuem mais para a evolução”, completou.

Newey também comentou sobre as dificuldades da Red Bull em pistas de rua na temporada passada, onde o foco era alcançar o máximo de downforce. “Tentamos criar um carro que se adapte bem a todos os circuitos. As pistas onde tivemos menos vantagem no ano passado foram as de rua com máxima pressão aerodinâmica.”

“Em Singapura, por exemplo, tivemos um péssimo desempenho. Poderíamos ter conquistado pódios se tivéssemos feito um trabalho melhor. Mas esses circuitos são onde temos menos vantagem. Desde que não sejamos um desastre nessas pistas, talvez já seja o suficiente para manter a liderança”, finalizou Newey.