F1: Newey confiante para mudanças de regras em 2026

A Red Bull reina soberana na Fórmula 1 atual, mas nem sempre foi assim. Um dos momentos cruciais para grandes saltos na classificação, costuma ser a chegada de mudanças significativas no regulamento. Em 2026, a F1 passará por mais uma dessas revoluções, e o experiente projetista da Red Bull, Adrian Newey, não apenas não está preocupado, como está animado com as novas mudanças.

Desde a última grande alteração nas regras, em 2022, com foco no efeito-solo, a Red Bull não largou mais a liderança do campeonato. Isso leva a crer que a equipe é especialmente eficiente em se adaptar a novos cenários técnicos. O responsável por essa adaptação? Newey, figura lendária da engenharia automobilística.

Em entrevista ao TopGear, Newey revelou seu entusiasmo pelas mudanças: “Sempre gostei de regulamentos novos. Não só pelas brechas que possam existir, mas pelo desafio de entender as demandas das regras e como elas afetam os princípios fundamentais do projeto do carro. Para 2022, precisávamos fazer algumas coisas bem diferentes. Era o retorno do efeito-solo, e eu já tinha experiência com esse formato na IndyCar, conhecendo seus possíveis riscos”, disse ele.

O entusiasmo de Newey é um ótimo sinal para a Red Bull diante do horizonte de 2026. O fato dele apreciar o desafio de se adaptar a novos regulamentos, sugere que sua equipe pode manter a performance dominante mesmo com as mudanças que irão chegar. Claro, só o tempo dirá se isso vai se confirmar, pois muitas pessoas acreditam que a Red Bull pode não conseguir manter seu desempenho atual, mas uma coisa é certa, com Newey no comando do projeto dos carros, a Red Bull certamente não ficará parada.