A Red Bull Racing teve um final de semana para ser esquecido no GP do Bahrein de Fórmula 1, e nem mesmo o tetracampeão Max Verstappen conseguiu mascarar os problemas da equipe. Para o ex-piloto de F1 e atual comentarista da Sky Sports, Martin Brundle, o desempenho no circuito de Sakhir foi preocupante e exige conversas sérias dentro da equipe.
“Nem o talento de Verstappen conseguiu salvar a Red Bull de um fim de semana terrível. O carro parecia difícil de pilotar, e ele claramente teve dificuldades nas frenagens e nas entradas de curva em todos os trechos do circuito”, escreveu Brundle em sua coluna.
Largando em sétimo, Verstappen cruzou a linha de chegada em sexto, depois de um duelo arrastado com Pierre Gasly, da Alpine. O holandês só conseguiu ultrapassar o francês nos metros finais da última volta. A performance do RB21 foi marcada por problemas de freio durante todo o fim de semana e as paradas nos boxes foram complicadas por falhas de equipamento.
“Eles tiveram paradas nos boxes com problemas técnicos, primeiro, as luzes não acenderam corretamente, e depois houve lentidão na troca do pneu dianteiro direito”, disse Brundle. As dificuldades afetaram também Yuki Tsunoda, que precisou lidar com o mesmo contratempo de sinalização em seu pit stop.
Apesar dos obstáculos, a equipe ao menos viu Tsunoda pontuar pela primeira vez na temporada, terminando em nono e pontuando. No entanto, o contraste com a vitória de Verstappen no Japão, apenas uma semana antes, foi notável. “Tsunoda marcou seus primeiros pontos pela Red Bull, mas considerando que venceram o GP do Japão sete dias antes, tudo parece bem confuso, provavelmente para eles também. Certamente haverá conversas pesadas por lá”, completou Brundle.
De fato, um clima de tensão tomou conta da equipe após a corrida. Um encontro de emergência foi realizado ainda no circuito, mas Verstappen optou por não participar. Seu empresário, Raymond Vermeulen, chegou a ser visto discutindo de forma acalorada com o consultor da equipe, Helmut Marko, deixando o local visivelmente irritado.