F1: “Não vou ceder a Norris em todas as corridas”, afirmou Piastri sobre ordens de equipe

Oscar Piastri falou sobre sua perspectiva sobre as ordens de equipe na McLaren, que ganharam destaque após sua ousada ultrapassagem sobre Lando Norris na primeira volta do GP da Itália de Fórmula 1. Com a equipe de Woking tendo anunciado nesta quinta-feira (12) que está focada em ajudar Norris na disputa pelo título de pilotos, Piastri pode ter que ceder posições ao companheiro nas próximas corridas. No entanto, o jovem australiano afirmou antes do GP do Azerbaijão, que não está disposto a simplesmente abrir mão de suas próprias ambições em todas as corridas.

Em conversa com jornalistas, Piastri admitiu que, como piloto, as ordens de equipe podem ser frustrantes, mas reconhece a importância do contexto maior. “Egoisticamente, como piloto, as ordens de equipe não são muito divertidas. Mas entendo que há uma visão maior aqui, além de mim. Corro por uma equipe que me deu a oportunidade de estar na Fórmula 1 e de vencer corridas em menos de dezoito meses na categoria. Sou muito grato por isso,” afirmou Piastri.

O australiano reconheceu que a McLaren está em busca de um título que não conquista desde 2008, quando Lewis Hamilton venceu seu primeiro campeonato. “Claro que eu preferia não ter ordens de equipe, mas sei que não é só sobre mim. Estou feliz em desempenhar um papel de apoio neste momento da temporada. Se fosse no início do ano, talvez fosse excessivo, mas agora acho que é o momento adequado para ajudar a equipe a vencer os dois campeonatos,” acrescentou.

Piastri também destacou que o papel de apoio a Norris ainda precisa ser discutido. Ele mencionou sua vitória no GP da Hungria, onde ultrapassou Norris após uma ordem direta da equipe, mas garantiu que a situação não será tão simples em todas as corridas. “Ainda precisamos discutir mais sobre isso. Não será simplesmente eu cedendo posições para Lando em todas as corridas. Acho que ninguém, incluindo Lando, quer isso. Queremos que quem fizer um trabalho melhor no fim de semana seja recompensado,” disse ele.

O piloto australiano concluiu reconhecendo a complexidade da situação, especialmente devido à posição da McLaren no campeonato. “Ainda é complicado, e precisamos continuar discutindo. Mas não será uma regra absoluta que eu estarei sempre atrás de Lando. Ainda tenho objetivos no campeonato e quero melhorar minha posição na classificação de pilotos. Como equipe, ainda não estamos vencendo o campeonato de construtores no momento, então é muito importante que mantenhamos confiança e respeito,” finalizou Piastri.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.