O bom desempenho da McLaren continua gerando questionamentos sobre qual será a direção da equipe caso Oscar Piastri e Lando Norris disputem o título da Fórmula 1 em pé de igualdade. Para Zak Brown, é essencial que os pilotos tenham liberdade dentro da equipe e que não tenha uma interferência que indique favoritismos no time.
“A melhor maneira de vencer o Campeonato de Construtores é terminar em primeiro e segundo no de Pilotos, e é isso que buscamos”, afirmou o CEO da McLaren em entrevista ao PlanetF1. “E, para que decidam entre si quem leva a melhor, precisamos tratá-los com total transparência e justiça.”
“O ideal é que cheguemos à última corrida com os dois disputando entre si, sem que a briga interna beneficie Max ou outros”, ponderou Brown. “Mas, se isso acontecer, quem vencer o título simplesmente fez melhor.” Atualmente Verstappen é o terceiro colocado no campeonato, 22 pontos atrás do líder Piastri. O holandês foi o único que até o momento conseguiu quebrar a hegemonia da equipe de Brown, vencendo duas provas.
Brown também reconhecey que Verstappen tem “110% de apoio” da Red Bull, enquanto na McLaren os pilotos competem em pé de igualdade, um cenário que lembra a rivalidade entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso em 2007, ano em que a equipe perdeu o título. “Em 2007, não vencemos justamente porque os pilotos se prejudicaram mutuamente”, lembrou. “Com dois pilotos tão próximos no campeonato, é impossível subordinar um ao outro. Não vamos fazer isso”, concluiu ele.
Atualmente Piastri e Norris estão separados por 13 pontos na tabela, porém o desempenho do australiano é considerado melhor que o do britânico. O GP de Mônaco, que acontece no domingo (25), será mais uma oportunidade para Norris se recuperar e tentar retomar a ponta do campeonato.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Mônaco ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.