A McLaren teve sua sequência de vitória quebrada pela Red Bull no GP da Emília-Romanha, com Lando Norris em segundo e Oscar Piastri em terceiro. Max Verstappen garantiu a vitória após ultrapassagem logo na primeira curva, administrando a liderança até o fim e não dando espaços para a equipe de Andrea Stella.
O chefe da McLaren reconheceu que seus carros não tiveram desempenho suficiente para desafiar Verstappen. “Hoje, como eu disse antes, tentamos explorar vários cenários para tentar superar Max, mas em nenhum momento achei que tivéssemos ritmo suficiente”, admitiu Stella.
No relançamento, Norris, em terceiro, poderia ter passado Piastri – com pneus mais gastos – para tentar pressionar Verstappen. Porém, a McLaren optou por não interferir. Stella justificou: “Mesmo se Lando ultrapassasse Oscar, Max respondia ao seu ritmo. Em Ímola, você precisa de quase um segundo para ultrapassar, então não mudaria o resultado. A chave foi a troca de posições na primeira volta.”
Os resultados fizeram a diferença entre Piastri e Verstappen diminuir para 22 pontos na tabela do campeonato. Lando Norris, que é o vice-líder, está 13 pontos atrás do companheiro de equipe.