Lewis Hamilton está prestes a estrear na Ferrari para a temporada de 2025 da Fórmula 1 e contou que a pressão que ele sente vem dele mesmo e não das expectativas dos outros. O britânico ressaltou que ‘não precisa provar nada para ninguém’ e está focado apenas em seu desempenho.
“Eu acho que, ao longo dos anos, a pressão que coloco sobre mim sempre foi 10 vezes maior do que qualquer outra que possam colocar em mim”, afirmou o heptacampeão mundial.
Hamilton estreia pela equipe italiana neste final de semana, no GP da Austrália, e apesar da Ferrari não ganhar um título desde 2008, Hamilton garantiu que isso não o afeta.
“Eu não entrei para esta equipe sentindo pressão. Tenho minhas próprias expectativas. Sei o que posso trazer, sei que posso entregar. Sei o que será necessário para isso. E é simplesmente abaixar a cabeça e trabalhar. Então, estou chegando para este fim de semana com a mente aberta. Trata-se de entrar na temporada e encontrar um bom ritmo,” declarou.
Sobre o carro novo, Hamilton admitiu que ainda está se adaptando. “Ainda estou aprendendo sobre este carro novo, que é bem diferente de tudo que dirigi na minha carreira com a Mercedes. Passar para a potência da Ferrari é algo totalmente novo — vibração diferente, sensação diferente, uma maneira diferente de trabalhar.”
“Toda a equipe funciona de uma forma completamente diferente. Você vê tudo de uma nova perspectiva, o que torna isso empolgante e desafiador. Definitivamente, este é o período mais empolgante da minha vida. E estou realmente curtindo e muito animado para entrar no carro amanhã,” explicou.
Hamilton garantiu que está se entregando 100% para ter sucesso na nova equipe e disse que não está nem um pouco preocupado com a pressão externa.
“Estou começando do zero. Não sinto, porque eu realmente não leio as notícias e passo longos períodos longe das redes sociais. Vivo meio que na minha própria bolha,” revelou.
Ele também contou que está se dedicando ao máximo na preparação: “Tenho me dedicado ao máximo nos treinos, empurrando minha mente e meu corpo além do que já fiz antes, tentando ver se consigo tirar ainda mais de mim mesmo. Não tenho ilusões de que será fácil — não será. Mas, como eu disse, sei o que tenho que fazer, e não sinto a pressão de fora. A pressão vem de dentro, do que eu quero alcançar.”
Por fim, Hamilton afirmou que não sente necessidade de provar nada para ninguém e elogiou o trabalho da Ferrari. “Não estou aqui para provar nada para ninguém. Não sinto que preciso fazer isso. Já estou aqui há muito tempo e já provei isso várias vezes. Agora, o que eu quero é fazer um bom trabalho — para mim, para minha família e para esta equipe, que eu realmente acredito que merece sucesso.”
Ele também mencionou a inspiração em Carlos Sainz e a motivação para ajudar a Ferrari a voltar ao topo: “E vejo, assim como a experiência do Carlos (Sainz) na nova equipe (Williams) que quando você vê um grupo tão grande de pessoas claramente tão apaixonadas e dedicadas, mas que talvez não tenham tido tanto sucesso quanto gostariam ou merecem, você só quer trabalhar para ajudar a mudar isso,” concluiu.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.