F1: Nada de cópia! Ferrari confia em seu próprio projeto aerodinâmico

Enquanto várias equipes buscaram inspiração na Red Bull na hora de projetar seus carros para a temporada 2024 da Fórmula 1, a Ferrari decidiu trilhar um caminho próprio em termos de aerodinâmica. A escolha foi consciente, de acordo com Enrico Cardile, responsável pela área na equipe italiana.

“Seguimos nossa própria direção”, afirmou o italiano à imprensa. “Fizemos um grande trabalho no ano passado para entender o que ‘facilidade de pilotagem’ significava em termos de moldar o mapa aerodinâmico. Então a direção é nossa. Não posso dizer para onde a Red Bull foi ou está indo em termos de definição de seus objetivos. Mas uma vez que eles o definem, obviamente analisamos as diversas opções, e na nossa, encontramos a melhor maneira de atingir nossos próprios objetivos.”

Todas as equipes esperam superar a Red Bull na próxima temporada. Em 2023, apenas a Ferrari conseguiu derrotar a campeã em um GP, com a vitória de Carlos Sainz em Singapura. Sem dúvida, o time italiano tem esperança de mais vitórias em 2024, mas será possível bater a Red Bull?

“Difícil dizer. É inútil tentar adivinhar agora, porque em poucos dias veremos o quanto conseguimos diminuir a diferença. Trabalhamos duro com metas muito desafiadoras em termos de tempo de volta. Queríamos alcançar uma certa melhora no tempo, oferecendo aos nossos pilotos um carro agradável de pilotar e robusto em todas as condições”, concluiu Cardile.

A Ferrari optou por não copiar a fórmula vencedora da Red Bull, acreditando em sua própria abordagem para atingir seus objetivos. Agora, resta saber se esta confiança se traduzirá em performance na pista e se será o suficiente para desafiar a atual campeã na temporada 2024.