F1: Montoya vê risco de demissão para Lawson na Racing Bulls

Liam Lawson pode estar com seu futuro na Fórmula 1 ameaçado, segundo Juan Pablo Montoya. O ex-piloto de F1 afirmou que não se surpreenderia se o neozelandês fosse substituído pela Racing Bulls ainda durante a atual temporada, caso não apresente uma evolução significativa.

“Vou ser sincero: se Liam não melhorar, eu não ficaria nem um pouco surpreso se colocassem o (Arvid) Lindblad no lugar dele em algum momento”, disse Montoya ao jornal AS, se referindo ao piloto júnior da Red Bull, que atualmente corre na Fórmula 2.

Lawson, que havia sido promovido à Red Bull Racing após boas atuações na Racing Bulls no ano passado, acabou sendo rebaixado após apenas duas corridas em 2025 e voltou à equipe satélite, onde tem sido superado por seu companheiro de equipe, o estreante Isack Hadjar. O colombiano acredita que esse revés afetou diretamente o psicológico do piloto.

“Ele recebeu o sinal verde no ano passado e mostrou que tem capacidade para fazer um bom trabalho. Ganhou uma chance na Red Bull Racing, e isso o abalou profundamente. Acho que ele precisa de muito tratamento psicológico depois daquilo”, afirmou Montoya.

O nome cotado para uma eventual substituição é o do britânico Lindblad, que já possui os pontos necessários para obter a superlicença da FIA e corre atualmente em sua temporada de estreia na Fórmula 2. Embora ainda não tenha idade mínima para correr na F1, pois completa dezoito anos em agosto, Lindblad é visto como o próximo da fila no programa de jovens pilotos da Red Bull.

Montoya comparou a situação da Racing Bulls com a da Alpine, que irá testar testando Franco Colapinto em cinco etapas, para avaliar seu potencial como futuro titular definitivo.

“Se Lawson não se recuperar logo, tenho certeza de que a Red Bull vai começar a olhar para outras opções, porque é assim que eles funcionam. É como está acontecendo com a Alpine e Colapinto, se ele não for bem, vão buscar outro também”, concluiu Montoya.

🎥 Vídeos mais recente