A imprensa britânica não perdoou Max Verstappen pelos incidentes nas últimas voltas do GP da Espanha. A mídia especializada inclusive apontou que sua reputação foi afetada por conta do ocorrido.
No safety-car disparado nas últimas voltas, o holandês foi aos boxes para trocar de pneus, mas só tinha jogo de duros novos, enquanto seus adversários calçaram macios. Isso colocou o competidor em grande pressão quando a relargada foi autorizada.
Indo para a curva 1, George Russell tentou fazer um lance em cima do tetracampeão, forçando o piloto para fora da pista, mas retornando à frente do britânico. A equipe austríaca orientou a devolver a posição, mas, no final, Max não o deixou passar, colidiu contra o piloto e recebeu punição de 10s.
Falando sobre a confusão, o The Times foi duro na avaliação. “Pressão psicológica em coletivas de imprensa, apostas estratégicas e manobras ousadas na primeira curva, Max Verstappen e a Red Bull tentaram de tudo para ultrapassar as McLarens mais rápidas. Nada funcionou. Após receber a ordem de devolver a posição ao piloto da Mercedes, “a raiva apareceu, o rádio da equipe de Verstappen se encheu de palavrões enquanto um safety-car tardio e pneus duros o faziam cair no grid, colidindo com George Russell e, em seguida, recebendo uma penalidade de dez segundos, o que o deixou em décimo lugar.”
Enquanto isso, o The Telegraph afirmou que “Max Verstappen começou a rachar” após a dobradinha dominante da Red Bull. Ainda, criticou fortemente dizendo que o incidente “vai entrar para a história ou para a infâmia, dependendo do seu ponto de vista. Verstappen pareceu reduzir a velocidade na curva 5 para permitir a passagem de Russell, mas acelerou em sua direção. “Que p—“, exclamou um surpreso Russell. Muitos outros tinham a mesma opinião”.
Enquanto isso, o The Guardian também não pegou leve ao falar do tetra. “Max Verstappen trabalhou duro para se livrar da reputação de ser imprudente e, às vezes, até perigoso na pista. Esforços que foram gravemente prejudicados. Isso manchou sua reputação como tetracampeão e piloto extremamente talentoso.