F1: Mercedes teve boa sexta-feira no Japão

A Mercedes teve uma sexta-feira de treinos livres promissora para o GP do Japão de Fórmula 1, com George Russell mostrando um ritmo competitivo e Kimi Antonelli vivenciando sua primeira experiência no desafiador circuito de Suzuka.

Russell expressou alívio ao saber que Jack Doohan escapou ileso de seu forte acidente no TL2. Olhando para o desempenho da Mercedes, ele avaliou o dia como positivo: “O carro esteve com um bom comportamento, embora saibamos que a mudança na previsão do vento para amanhã terá um impacto. A McLaren mais uma vez parece muito forte, e houve várias outras equipes que foram competitivas na volta única. É incomum ver tantas equipes tão próximas, então teremos que estar no nosso melhor para competir perto da frente.”

Apesar da competitividade acirrada, Russell se mostrou confiante: “Se fizermos o trabalho que sabemos que podemos fazer, estou confiante de que podemos estar na luta pelas duas primeiras filas na sessão de classificação.”

O piloto britânico também mencionou as incertezas para a corrida devido ao TL2 interrompido: “Dado o TL2 interrompido, ainda temos algumas incógnitas para a corrida no domingo. Conseguimos completar apenas quatro voltas com o pneu duro. Portanto, temos poucos dados para trabalhar em termos de degradação e qualquer possível granulação nesse composto. Há também uma ameaça de chuva para o dia da corrida, o que poderia tornar as coisas interessantes. O importante para sexta-feira, porém, é que fomos competitivos na tabela de tempos e isso nos dá uma boa plataforma para construir”, concluiu.

Para Kimi Antonelli, a estreia em Suzuka foi marcante: “Esta é a minha primeira vez em Suzuka e é uma pista incrível de pilotar! Eu me diverti lá e estou ansioso para construir minha confiança cada vez mais ao longo do fim de semana. O TL1 foi uma sessão sólida para nós, e consegui fazer algumas voltas decentes. O TL2 foi muito mais interrompido e um pouco confuso da minha parte. Não consegui uma volta limpa e não aproveitei ao máximo o carro no setor um. Vamos trabalhar nisso durante a noite, analisar os dados e voltar mais fortes amanhã.”

Apesar dos desafios no TL2, Antonelli viu sinais positivos: “Definitivamente, há sinais promissores para nós. George fez um bom trabalho o dia todo e esteve consistentemente perto da frente do pelotão. O equilíbrio do carro também parece bom, e sei que há mais que posso extrair dele. Estou ansioso para voltar à pista no TL3 e usar isso para construir positivamente para a sessão de classificação”, acrescentou.

Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da Mercedes, considerou o dia como um ‘início decente’ para o fim de semana. Ele destacou a avaliação dos três compostos de pneus, a análise do setor 1 recapeado e a boa leitura do equilíbrio do carro por George Russell. Sobre Antonelli, Shovlin comentou: “Para Kimi, esta é a primeira vez dele em Suzuka. É uma pista que exige comprometimento e confiança, e ele tem construído ambos de forma constante ao longo do dia. Sem dúvida, ele será capaz de dar mais um passo amanhã e, dedos cruzados, teremos uma sessão limpa, sem tantas bandeiras vermelhas no TL3”, finalizou Shovlin.

🎥 Vídeos mais recente