F1: Mercedes testa nova tecnologia para auxiliar seu Safety Car

A Mercedes, em parceria com a empresa de tecnologia automotiva Luminar, vai avaliar o uso de um sistema de detecção a laser em seu Safety Car usado na Fórmula 1. A colaboração estratégica aproveita a parceria existente entre a Luminar e a Mercedes-Benz, que também já trabalha com Volvo e Nissan no desenvolvimento de sistemas autônomos para carros de passeio.

Essa tecnologia LiDAR (Light Detection and Ranging) da Luminar, será implementada no Safety Car oficial da Mercedes a partir de 2024. O LiDAR usa lasers para criar um mapa 3D altamente detalhado do ambiente ao redor, enquanto o software de inteligência artificial, permite a detecção precisa de objetos em altas velocidades e sob condições adversas de direção. Segundo algumas informações, o produto da Luminar pode detectar detritos a uma distância de 250 metros à frente e objetos maiores a até 500 metros.

O sistema será instalado no teto do Mercedes AMG GT Black Series Safety Car, durante os finais de semana de corrida, transmitindo informações extras sobre as condições da pista para o controle de corrida, sujeito à aprovação da FIA. A Mercedes afirma que o sensor ‘criaria um mapa 3D em tempo real do ambiente à frente do Safety Car, melhorando notavelmente a capacidade do piloto do carro de segurança em avaliar a situação na pista, enquanto mantém as altas velocidades necessárias’.

Toto Wolff, chefe da equipe Mercedes, se mostrou entusiasmado com a parceria: “Estou impressionado com a jornada da Luminar, sua tecnologia e o trabalho que eles fizeram. É uma área verdadeiramente emocionante e inovadora que terá implicações de longo alcance para a indústria automotiva e mobilidade em geral.”

Markus Schäfer, diretor de tecnologia da Mercedes-Benz AG, acrescentou: “A parceria com a Fórmula 1, é uma extensão natural da parceria existente da Mercedes-Benz com a Luminar, para ajudar a concretizar nossa visão de direção sem acidentes nos carros de produção da Mercedes”.

O CEO da Luminar, Austin Russell, destacou o potencial da tecnologia: “A tecnologia da Luminar sempre foi sobre empurrar os limites do desempenho, enquanto melhora a segurança automotiva, e com a F1, a Mercedes-AMG está levando isso ao extremo em um cenário mundial de entusiastas automotivos”, concluiu.

A implementação do sistema de detecção a laser no Safety Car da Mercedes, representa um passo importante na evolução da segurança na Fórmula 1. Essa tecnologia tem potencial para auxiliar o piloto do carro de segurança na tomada de decisões em situações críticas, tornando as corridas ainda mais seguras para pilotos e espectadores.