F1: Mercedes segue plano semelhante ao de Hamilton na preparação de Antonelli

A Mercedes optou por seguir o modelo de preparação utilizado com Lewis Hamilton no passado, ao preparar Andrea Kimi Antonelli para sua estreia na Fórmula 1 em 2025. Segundo Toto Wolff, chefe da equipe, a decisão de não antecipar a estreia do jovem piloto, que estava sendo cogitada ainda para 2024, talvez com a Williams, foi inspirada na abordagem que quase levou Hamilton ao título em sua temporada de estreia em 2007.

Mesmo com as especulações que Antonelli, antes mesmo de completar 18 anos, o que ocorreu no mês passado, pudesse estrear pela Williams ainda nesta temporada, a Mercedes preferiu dar continuidade ao seu programa de testes, combinando a primeira temporada de Antonelli na Fórmula 2 com sessões de teste em carros de Fórmula 1 de gerações anteriores.

Wolff explicou que a decisão foi motivada pelo desejo de não apressar a ascensão de Antonelli à F1, garantindo que ele esteja completamente preparado quando a hora chegar. A estratégia inclui a realização de testes em várias etapas da temporada, como o TL1 no México e o teste pós-temporada em Abu Dhabi, somando entre 15 e 20 dias de experiência ao volante de um carro que, segundo Wolff, ‘não era dos melhores’.

Durante o GP da Itália, Antonelli fez sua estreia em um fim de semana de F1, mas acabou batendo o W15 na barreira em sua segunda volta rápida. Apesar disso, Wolff elogiou o talento bruto do italiano, afirmando que a velocidade natural de Antonelli é algo que não se pode ensinar.

“Ele tem um talento que não se ensina”, afirmou Wolff. “É mais fácil fazer alguém se acalmar em termos de agressividade do que o contrário. O mais importante é que Kimi mostrou que tem a velocidade necessária”, concluiu o chefe da Mercedes.

Antonelli está programado para assumir o lugar de Hamilton na Mercedes em 2025, e a equipe acredita que o tempo e a preparação intensiva antes de sua estreia, serão muito importantes para seu sucesso na Fórmula 1.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.