F1: Mercedes satisfeita com P2 de Russell

Na corrida Sprint do GP da China de Fórmula 1, a Mercedes teve um desempenho que pode ser chamado de razoável, com George Russell terminado em P4 e Kimi Antonelli ficando em P7. Já na sessão de classificação para o GP de domingo, Russell conseguiu um ótimo P2 e Antonelli terminou a sessão em P8.

Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da equipe: “A sessão de classificação foi difícil de administrar. Foi desafiador saber exatamente o que os pneus precisavam para extrair o desempenho máximo. Tentamos vários perfis de voltas, mas não conseguimos acertar nos dois primeiros segmentos da sessão. Demos um bom passo para o Q3, e a volta final de George foi muito forte. Isso lhe deu P2 no grid de amanhã. Para Kimi, sua primeira volta no Q3 foi excluída devido aos limites da pista. Em seu segundo e último esforço, ele perdeu um pouco de tempo no setor final, mas ainda foi um esforço respeitável, principalmente considerando que foi sua primeira sessão no Q3 de sua carreira na F1. Ele naturalmente ficará desapontado por não começar algumas posições mais acima, mas pode esperar uma corrida de ataque amanhã. Vimos na corrida Sprint desta manhã, que a granulação de pneus foi talvez ainda pior do que a maioria esperava. Os pilotos estavam tendo que administrar muito, e assim que você forçava o pneu, ele começava a sofrer. Esse é um aprendizado útil para o GP de amanhã, onde o resultado final provavelmente será ditado por quão bem você consegue administrar os pneus, principalmente o dianteiro esquerdo. Ninguém tem experiência com o composto duro, então essa é outra incógnita para jogar na mistura. Vamos tentar executar bem e trazer para casa outra sólida pontuação, como conseguimos fazer na Sprint”, concluiu.

Russell: “Quando conseguirmos juntar tudo, podemos definitivamente competir na frente. Estou, portanto, muito satisfeito por termos conseguido nos classificar em P2 e começar na primeira fila amanhã. Não acho que ninguém esperava desafiar os carros da McLaren, mas não acho que eles otimizaram o que tinham hoje. P3 teria sido um bom resultado, então P2 é um ótimo resultado. Estou orgulhoso por toda a equipe e do trabalho que fizeram. Para a volta final no Q3, tentamos uma preparação de volta externa um pouco diferente. Tentamos algumas coisas diferentes ao longo da sessão, mas na última volta finalmente deu certo. Acho que foi um dos meus melhores esforços em uma sessão de classificação na minha carreira e foi muito gratificante sair com uma boa posição de largada para a corrida. Amanhã é um novo dia, e o GP será ditado pelo ritmo da corrida. Espero que possamos cuidar bem dos pneus, utilizar o ritmo que está no carro e voltar para casa com um resultado forte”, acrescentou.

Antonelli: “Estou um pouco decepcionado por me classificar em P8. Tentamos várias estratégias nas voltas, mas foi um desafio extrair o melhor do pneu consistentemente. Tive algumas voltas boas durante a sessão, mas minhas duas voltas no Q3 não foram as mais fortes. É útil para me ajudar a continuar a desenvolver meu aprendizado e meu conhecimento. Foi definitivamente uma boa experiência ter uma sessão de classificação tão complicada, tendo que adaptar cada volta para obter o melhor dos pneus e me ajudar a melhorar. Os pontos positivos que podemos tirar de hoje são que, quando está conectado, o carro está se comportando bem. George definitivamente mostrou o que era possível hoje. O ritmo está lá para avançar amanhã, e estaremos procurando recuperar algumas posições no GP”, completou o jovem italiano.

🎥 Vídeos mais recente