F1: Mercedes quebra jejum de 2022 com vitória de Russell e dobradinha no GP de São Paulo

Em dia de recorde de público em Interlagos, o público presente no Grande Prêmio de São Paulo deste domingo (13) viu a primeira vitória da carreira de um dos representantes da nova geração da Fórmula 1, George Russell.

Foi dia de dobradinha da Mercedes, já que Lewis Hamilton terminou na segunda posição. Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio no terceiro lugar. A última dobradinha da Mercedes foi na Emília-Romanha, Bottas e Hamilton, em 2020.

Mais de 235 mil pessoas estiveram presentes nos três dias de evento, estabelecendo o recorde de público do Autódromo José Carlos Pace.

A corrida

George Russell largou bem e manteve a liderança, seguido por Lewis Hamilton e pelos Red Bull de Max Verstappen e Sergio Perez.

No Laranjinha, Daniel Ricciardo mergulhou para dentro de Kevin Magnussen e ambos abandonaram a corrida, enquanto o Safety Car foi à pista para a retirada dos carros.

Alexander Albon, que tinha largado com pneus duros, aproveitou o safety car e realizou seu pit-stop obrigatório e calçou os médios.

A relargada veio no fim da volta 6. Verstappen tentou por fora de Hamilton no Esse do Senna, ambos ficaram lado a lado, mas se tocaram na saída da curva. Verstappen teve danos maiores, enquanto Hamilton caiu para a sétima posição. O holandês foi aos boxes, trocou a asa dianteira, os pneus e retornou à pista.

Lando Norris e Charles Leclerc também ficaram pelo caminho. No Laranjinha, o piloto da McLaren forçou por dentro do monegasco. Leclerc rodou e caiu para a última posição.

Ambos os incidentes foram para a investigação. Verstappen e Norris receberam cinco segundos de penalidades. Pelo rádio, o piloto da Red Bull reclamou. “Por onde eles queriam que eu passasse?”, disse o bicampeão mundial.

Hamilton começava sua corrida de recuperação. Na volta 9, o britânico ultrapassou Pierre Gasly e assumiu a P6. Na 14, era o quinto colocado depois de superar Sebastian Vettel. Um giro depois, foi a vez de usar o DRS e tomar a quarta posição de Norris.

O próximo na “lista” de Hamilton era Carlos Sainz, mas mais de quatro segundos à sua frente. O espanhol fez uma boa largada e subiu para a P3 depois dos incidentes nas primeiras voltas.

Sainz foi aos boxes na volta 18 e retornou à pista na P12 com pneus macios. Em uma parada muito lenta da Ferrari. Um giro depois, Sainz ultrapassou Alexander Albon e assumiu a P11.

Russell liderava com tranquilidade na volta 21. Para Perez, a vantagem era de dois segundos, enquanto para Hamilton, terceiro colocado, sete segundos os separavam.

Perez foi aos boxes na volta 24 e retornou na frente do Sainz na sexta posição. Russell parou uma volta depois, e Hamilton assumiu a liderança da corrida. O britânico da Mercedes voltou 11 segundos atrás de seu companheiro de equipe, na P2.

Verstappen parou na mesma volta e aproveitou para pagar a penalidade de cinco segundos.

Alguns giros depois, Hamilton fez sua parada e retornou à pista com os médios na P4, atrás de Sainz.

Alonso, que era o quinto colocado, foi aos boxes e retornou na P16 depois de problemas no pit-stop.

Na volta 45, Hamilton usou o DRS para ultrapassar Perez e assumir a segunda posição. Para Russell, ainda restavam 10 segundos pela frente.

Hamilton fez sua segunda parada na volta 50 e retornou à pista com pneus macios, novamente atrás de Sainz.

Na volta 50, o líder Russell parou pela segunda vez e retornou um segundo à frente de Sainz.

Norris ocupava a P12 quando parou na pista na com problemas em seu MCL36, na volta 55. A bandeira amarela foi mostrada nos setores dois e três, antes do VSC (Safety Car Virtual) ser ativado.

Depois de algumas voltas, a direção de provas optou por enviar o Safety Car ao circuito para a retirada do carro de Norris.

A relargada veio no fim da volta 59. Russell e Hamllton mantiveram as posições, enquanto Perez e Sainz disputaram a P3. Sainz até que tentou, mas não conseguiu ultrapassar o mexicano.

Na volta 63, Sainz ultrapassou Perez para garantir a última posição no pódio. Na volta seguinte, foi a vez de Leclerc superar o mexicando para assumir a quarta posição – depois de cair para último nos estágios iniciais da corrida.

Perez tinha dificuldades para manter um bom ritmo com o RB18. Alonso aproveitou para ultrapassar Perez e assumir a P5 na volta 64.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’, diretamente de Interlagos, o GP de São Paulo da Fórmula 1 2022 com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.

Confira o resultado do GP de São Paulo de F1 2022:
1) George Russell (Mercedes), 71 voltas
2) Lewis Hamilton (Mercedes), +1.529
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), +4.051
4) Charles Leclerc (Ferrari), +8.441
5) Fernando Alonso (Alpine/Renault), +9.561
6) Max Verstappen (Red Bull), +10.056
7) Sergio Pérez (Red Bull), +14.080
8) Esteban Ocon (Alpine/Renault), +18.690
9) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), +22.552
10) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), +23.552
11) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes), +26.183
12) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), +29.325
13) Mick Schumacher (Haas/Ferrari), +29.899
14) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull), +31.867
15) Alexander Albon (Williams/Mercedes), +36.016
16) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes), +37.038
17) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull), +1 volta
OUT) Lando Norris (McLaren/Mercedes), Abandono
OUT) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), Colisão
OUT) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes), Colisão

 

Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon