F1: Mercedes mostrou bom desempenho em corrida marcada pela despedida de Hamilton

O GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 foi um tanto diferente para a Mercedes. Na pista, Lewis Hamilton terminou em P4 e George Russell em P5, mas o maior destaque foi o fato de ser a última corrida de Hamilton na Mercedes, o que gerou vários momentos de emoção e despedida. A partir de 2025 o heptacampeão irá defender as cores da Ferrari, e vai tentar buscar seu oitavo título na F1.

Toto Wolff, chefe da equipe: “Já faz doze anos que estamos com Lewis. Não é apenas a parceria mais longa entre piloto e equipe na história da categoria, mas também a mais bem-sucedida. Um relacionamento dessa duração e uma jornada como essa cria um vínculo, confiança e valores compartilhados que são raros hoje em dia. É um período de tempo que sempre guardaremos em nossos corações e que eu pessoalmente guardarei para sempre. Apesar de saber que o que aconteceu em nossa corrida final hoje, não impactou nosso legado, todos nós queríamos terminar em alta. Estou muito feliz por termos conseguido. Ele sempre fará parte da nossa família e, se não formos nós vencendo na pista, esperamos que seja ele. Sem o problema com o poste limitador da pista ontem, acho que ele poderia ter lutado pela vitória. Ele foi rápido o dia todo e fez a estratégia alternativa funcionar bem. Ele pilotou como um campeão. Isso é condizente com o nosso tempo juntos e uma declaração real. Para George, ele teve um momento mais difícil. Ele não teve ritmo no carro neste fim de semana para lutar pelo pódio, mas se saiu bem e trouxe bons pontos para casa. Parabéns à McLaren pelo sucesso no campeonato de construtores. Eles fizeram um trabalho fantástico este ano. Eles construíram uma equipe forte com boa engenharia, boa liderança e bons pilotos. Eles são totalmente merecedores do título deste ano. Estamos felizes por nossos colegas em Brixworth também. Esse é um sucesso também para a Mercedes Motorsport e a HPP. Embora saibamos que a equipe de fábrica é a prioridade absoluta, é ótimo ver uma equipe cliente se sair tão bem”, concluiu.

Hamilton: “Foi uma corrida difícil, mas muito agradável. Tive que esperar meu tempo no início com o pneu duro e estava lutando para progredir. No entanto, passar pelo grid com o composto médio nas etapas finais foi ótimo. Ir de P16 para P4 foi incrível. Estou muito feliz com a forma como foi minha corrida e como o carro se comportou. Foi definitivamente uma boa maneira de terminar nosso tempo juntos! Depois da bandeira quadriculada, eu estava focado em absorver tudo, sabendo que esta era minha última vez em um cockpit da Mercedes e saboreando as emoções. Eu quero me agarrar àquele momento, então eu apenas sentei lá, contemplando tudo o que passamos juntos, todos os altos e baixos e o sucesso que desfrutamos. Eu não posso te dizer o quanto vou sentir falta dessa equipe. Eu trabalhei com eles todos os dias nos últimos doze anos e há muito amor ali. Isso não vai desaparecer, não importa que estejamos competindo um com o outro na pista no ano que vem”, acrescentou.

Russell: “Lewis teve uma corrida incrível, então eu quero dizer um grande parabéns a ele. Ele não foi apenas um companheiro de equipe incrível, mas alguém que eu admirava quando estava no Kart e correndo nas fórmulas juniores. Ele não é apenas o maior piloto de todos os tempos, mas é o tipo de pessoa que todo piloto de corrida deve aspirar a ser. Desejo-lhe tudo de bom em seu próximo desafio e estou ansioso para disputar com ele na pista. Hoje eu simplesmente não tive ritmo para competir por mais do que P4. Não tive velocidade o fim de semana todo e é uma pena terminar a temporada assim. Precisamos ir embora e entender por que isso aconteceu. Dito isso, há muitos pontos positivos que podemos tirar da temporada. Voltamos a vencer corridas e, ocasionalmente, temos competido bem na frente por mérito. Sabemos que precisamos fazer mais para disputar campeonatos, mas estamos todos determinados a progredir e fazer isso no ano que vem. Finalmente, parabéns à McLaren por vencer o campeonato de construtores. Eles têm sido um adversário digno durante toda a temporada e são vencedores merecedores”, finalizou o britânico.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de Abu Dhabi ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.