George Russell garantiu a pole position para a Mercedes com uma volta excepcional na sessão de classificação para o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 neste sábado. O britânico descreveu o momento como único em sua carreira: “É a única vez que senti arrepios depois de uma volta de classificação!”, disse ele. “Logo na primeira curva, eu já estava um décimo mais rápido e, a partir dali, o carro parecia estar nos trilhos. Tive muita confiança para forçar os limites e conseguimos melhorar seis décimos em relação à primeira volta do Q3”, afirmou.
Ao cruzar a linha de chegada, Russell tinha a certeza de que havia garantido a posição de honra no grid. “Foi algo especial, que vou lembrar por muito tempo. Estou muito feliz que se confirmou a pole”.
Pensando na corrida, o piloto britânico destacou a importância de uma boa largada, considerando a curta distância até a primeira curva. “Esperamos mostrar um ritmo semelhante ao que tivemos na simulação de corrida na sexta-feira. Mas sabemos que nada é simples, então precisamos estar no nosso melhor para lutar pela vitória”, concluiu.
Kimi Antonelli, companheiro de equipe de Russell, também teve uma boa performance ao garantir a quarta posição, mesmo com um desafio a mais, a falta de pneus médios novos na fase final da sessão de classificação. “Demorei um pouco para entrar no ritmo e acabei utilizando meus dois jogos de pneus médios antes do Q3. Isso me deixou em desvantagem, com compostos usados no fim. O desgaste aumentou no último setor e perdi bastante tempo ali. Mesmo assim, terminar em quarto não é ruim e espero brigar na frente”, disse ele.
Antonelli também comentou sobre a influência do clima: “Hoje já estava mais quente do que na sexta-feira, e ainda assim tivemos um bom desempenho. Amanhã pode estar ainda mais quente, o que afeta o comportamento dos pneus. Mas nosso ritmo em ritmo de corrida foi bom, e me senti confortável no carro”, acrescentou.

Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da Mercedes, elogiou a atuação dos dois pilotos. “George fez uma ótima volta final para conquistar sua sexta pole na carreira. E Kimi também foi muito bem ao garantir o quarto lugar, mesmo com pneus usados. Tivemos adversários rápidos como Ferrari, McLaren e Red Bull durante todo o final de semana, então sair com a pole e outro carro na segunda fila é um bom resultado”.
Shovlin alertou, no entanto, para a imprevisibilidade da corrida: “Temos uma boa chance de marcar muitos pontos, mas sabemos que esta é uma prova com potencial para surpresas. Amanhã será o dia mais quente do fim de semana, o que deve complicar ainda mais as coisas. Nosso ritmo na sexta-feira foi sólido, e vamos trabalhar para transformar o bom desempenho de hoje em um grande resultado na corrida”, finalizou.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ o GP do Canadá com o jornalista Rodrigo França.