F1: Mercedes explica mudanças no difusor do W17 após ação da FIA

A Mercedes revelou novos detalhes sobre as conversas com a FIA a respeito do difusor traseiro do W17, componente que entrou em debate após questionamentos sobre sua conformidade com o regulamento da Fórmula 1. Segundo Bradley Lord, vice-chefe da equipe, o órgão regulador revisou parcialmente sua interpretação técnica e isso levou a Mercedes a apresentar uma solução modificada no GP da Áustria.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

Essa discussão ganhou destaque após relatos de que a Ferrari teria consultado a FIA, sobre a legalidade do conceito utilizado pela equipe alemã. No entanto, Lord afirmou que o processo começou logo depois do GP de Barcelona e que a federação já havia analisado detalhadamente o componente antes mesmo da etapa de Montreal.

De acordo com o dirigente, a FIA emitiu um documento técnico revisado na semana seguinte à corrida na Espanha: “A FIA enviou um documento revisado há mais de uma semana, então foi na semana após Barcelona, não nesta semana. Eles fizeram uma inspeção completa de toda a geometria antes de o carro ir para a pista em Montreal”, afirmou.

Lord acrescentou que as conversas continuaram após essa análise inicial e que a interpretação do regulamento foi ajustada de forma parcial: “Eles claramente tiveram algumas conversas desde então e revisaram ligeiramente sua visão e interpretação. Tivemos algumas trocas de informações e então trouxemos uma solução modificada aqui”.

Andrea Kimi Antonelli (ITA) Mercedes AMG Formula One Team W17.
Foto: XPB Images

Apesar da repercussão pública, o dirigente minimizou o impacto técnico da mudança: “Acho que isso faz parte do jogo na F1. Houve muito mais energia dedicada às reportagens do que ao ajuste fino, porque, no quadro geral, isso é relativamente pequeno”, disse ele.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

Lord também destacou que as alterações feitas no difusor representam refinamentos pontuais, não uma mudança capaz de transformar o desempenho do carro. Ainda assim, reconheceu que a Fórmula 1 é decidida por ganhos marginais: “É algo pequeno. Obviamente a F1 é um mundo de ganhos marginais e pequenas melhorias que se somam a outras maiores, então cada detalhe conta, mas estamos bastante satisfeitos por termos conseguido minimizar qualquer impacto potencial”, acrescentou.

Por fim, Lord afirmou que a Mercedes ficou encorajada pelo comportamento do W17 nos treinos de sexta-feira na Áustria. Segundo ele, o carro demonstrou bom desempenho no circuito de Spielberg, o que reforça a confiança da equipe de que as mudanças exigidas pela nova interpretação da FIA não comprometeram significativamente sua competitividade.