A Mercedes admitiu que as novas regras técnicas da FIA para o GP da Espanha, podem causar um impacto no equilíbrio entre as equipes da Fórmula 1. A mudança afeta diretamente o nível de flexibilidade permitido nas asas dianteiras, em continuidade ao endurecimento regulatório iniciado nas asas traseiras no começo do ano.
O novo regulamento impõe limites mais rígidos à deformação vertical das asas dianteiras sob carga. O desvio máximo permitido caiu de 15mm para 10mm em cargas simétricas de 100kg, e de 20mm para 15mm em cargas aplicadas em apenas um lado. Essas alterações entram em vigor neste próximo final de semana em Barcelona.
Bradley Lord, representante da equipe alemã, reconhece que todas as equipes precisaram fazer ajustes. A Mercedes, inclusive, antecipou-se ao implementar sua asa dianteira dentro das novas normas já no GP da Emilia-Romagna em Ímola.
“Cada equipe teve que fazer modificações em algum grau”, afirmou Lord. “Sabemos como isso afeta o nosso carro, conseguimos simular, mas o que não sabemos é o impacto relativo sobre o restante do grid. Isso será um ponto de interesse para todos.”
Embora a diferença nos números possa parecer pequena, Lord destacou que mesmo alterações de cinco milímetros podem afetar o desempenho de forma significativa, especialmente pela influência na aerodinâmica e no equilíbrio do carro.
“Não se trata apenas da performance absoluta, mas do impacto relativo. E algumas equipes podem ter se beneficiado mais dessas flexões do que outras. Vamos entender melhor quando entrarmos na pista”, acrescentou.
Ele também deixou claro que os times só correriam com a nova configuração por obrigação. “Nenhuma equipe usaria essa asa se não fosse exigido por uma diretriz técnica. Portanto, sim, esperamos algum efeito, inclusive no equilíbrio do carro, que pode ficar mais sensível entre curvas lentas e rápidas”, encerrou Lord.
Além da adaptação às novas regras, a Mercedes confirmou pequenas atualizações para os carros de George Russell e Kimi Antonelli neste fim de semana. A expectativa agora é ver, na prática, como as mudanças vão afetar a competitividade entre as equipes a partir dos treinos livres da sexta-feira.