F1: Mercedes e Red Bull descobrem “truque” da McLaren para ajudar no desgaste dos pneus

A McLaren começou a temporada de 2025 da Fórmula 1 de forma dominante, conquistando cinco vitórias nas seis primeiras corridas do ano, além de liderar os dois campeonatos, tanto o de construtores quanto o de pilotos. Oscar Piastri, está 16 pontos à frente de seu companheiro de equipe, Lando Norris.

Segundo a revista ‘Auto, Motor und Sport’, as equipes rivais suspeitam que a McLaren está usando um “truque” em seu sistema de resfriamento dos freios para ajudar no desgaste dos pneus.

Segundo informações, todas as equipes têm em mãos fotos do sistema, mas ninguém sabe ao certo como ele funciona. Ainda de acordo com a revista, algumas equipes já estão testando o sistema de resfriamento dos freios.

As suspeitas se concentram no uso de materiais com mudança de fase: substâncias que mudam de estado a uma certa temperatura (por exemplo, de sólido para líquido), absorvendo calor nesse processo. Esse armazenamento de calor impediria que a temperatura dos pneus subisse demais, algo crucial em pistas como Miami ou Xangai, onde os pneus desgastam bastante. A FIA já confirmou após algumas inspeções, que a McLaren, não está fazendo nada ilegal.

Segundo a revista alemã, a Red Bull estaria testando algo parecido. No GP de Miami, Max Verstappen voltou a reclamar de problemas nos freios, o que pode indicar que eles ainda estão em fase de testes para uma possível alternativa.

No entanto, mesmo que as equipes rivais agora saibam desse “truque” da McLaren, copiar esse sistema não é fácil. E enquanto isso, a McLaren está aproveitando para conquistar vitórias e abrir ainda mais vantagem no campeonato.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.