A Mercedes revelou uma estratégia incomum para enfrentar os desafios do GP de Singapura de Fórmula 1 neste próximo final de semana. A equipe contratou um médico da NASA para auxiliar na manutenção do ritmo de sono de seus integrantes. O GP de Singapura é uma das corridas mais exigentes do calendário da categoria, devido às altas temperaturas e umidade, além de ser disputado à noite, o que exige cuidados adicionais com o condicionamento físico e mental dos envolvidos.
Toto Wolff, chefe da Mercedes, explicou que apesar de Singapura estar seis horas à frente do horário central europeu, as equipes se mantêm no fuso europeu. Isso significa que os dias são invertidos, com a maioria das atividades acontecendo à noite e o sono sendo reservado para o início da manhã.
“Você precisa se manter física e mentalmente em forma, ou não terá chance”, disse Wolff ao OE24. “Por isso, contratamos um médico da NASA para elaborar nossos planos de sono e nos ajudar a manter o ritmo de sono-vigília europeu.”
Com treinos livres, sessão de classificação e a própria corrida ocorrendo durante a noite em Singapura, Wolff destacou que a equipe tem que dormir até a tarde, o que limita a exposição ao sol e representa um grande esforço para todos no paddock. A contratação do especialista da NASA, faz parte do esforço da Mercedes para garantir que os pilotos e a equipe técnica possam lidar melhor com essas condições extremas e se mantenham competitivos no fim de semana.