O ritmo apresentado pela Mercedes nessa sexta-feira de treinos livres para o GP do Azerbaijão de Fórmula 1 pareceu bem consistente. No TL2 Lewis Hamilton terminou a sessão em P3 e George Russell finalizou em P9, e a equipe se mantém confiante para o restante do final de semana no circuito de Baku.
Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista: “Lewis teve duas sessões decentes e terminou o dia feliz com o carro. Seu ritmo também parecia bom, embora saibamos as áreas em que temos que trabalhar. No geral, estamos satisfeitos com a forma como seu fim de semana começou. Como tem sido o caso em corridas recentes, parece muito apertado na frente em termos de volta única, então trabalharemos duro durante a noite para encontrar cada pedaço de tempo de volta. Em comparação com Lewis, George teve um dia mais desafiador. Ele não estava muito feliz com o equilíbrio do carro no TL1, então passamos a sessão tentando melhorá-lo. Logo após o término do TL1, identificamos um problema com a unidade de potência que nos levou a adotar a abordagem cautelosa de trocá-la para o TL2. Infelizmente, isso lhe custou 25 minutos de tempo valioso na pista e, embora tenhamos conseguido usar os dois pneus, o programa foi comprometido. Tentaremos recuperar um pouco do terreno perdido com George amanhã no TL3”, concluiu.
Hamilton: “Hoje foi um dia muito bom. Gostei desde o início, pois o carro parecia forte desde as primeiras voltas na pista. Fizemos alguns passos incrementais positivos na configuração. Não havia nada que precisássemos voltar atrás e continuamos a construir ao longo do caminho. Em termos de ritmo, não completamos um grande número de voltas em nossa longa corrida no TL2. Teremos que fazer algumas comparações esta noite, portanto, para ver onde está nossa velocidade relativa. Nossos concorrentes habituais pareciam fortes, mas acho que estamos lá ou perto disso. Isso é encorajador e era nossa esperança para este final de semana. No entanto, permaneceremos cautelosos e vigilantes. Trabalharemos duro esta noite para tentar encontrar mais ganhos e ver o que podemos fazer na sessão de classificação amanhã”, acrescentou.
Russell: “Não foi a sexta-feira mais tranquila que já tivemos. Infelizmente, perdemos um pouco de tempo de corrida com uma troca de unidade de potência preventiva antes do TL2. Assim que saímos para a pista, não fiquei completamente satisfeito com o equilíbrio do carro. Estava com dificuldades para colocar os pneus na janela certa e estava com um pouco de falta de confiança. Vou trabalhar duro durante a noite para melhorar isso, melhorar meu jogo para amanhã e diminuir a diferença. A boa notícia é que Lewis estava parecendo muito rápido. Isso nos encoraja que o carro é forte e podemos ser competitivos neste fim de semana. Parece muito próximo entre várias equipes, com a Ferrari em particular parecendo forte. Se pudermos fazer melhorias durante a noite, podemos tentar estar na disputa para a sessão de classificação amanhã e a corrida no domingo”, completou o britânico.