George Russell garantiu a pole position para o GP da Áustria de Fórmula 1, e saiu muito satisfeito com o desempenho da Mercedes na sessão de classificação. Apesar do resultado, o britânico destacou que a disputa deste domingo promete ser equilibrada, com Ferrari, McLaren e Max Verstappen como fortes adversários.
A Mercedes também comemorou o desempenho de Kimi Antonelli, quarto colocado no grid. A equipe acredita que ambos os pilotos têm condições de lutar pelas primeiras posições, embora reconheça que a degradação dos pneus e as diferentes estratégias podem ser decisivas ao longo da prova.
Russell afirmou que a última volta no Q3 foi uma das melhores que já fez, e revelou que ainda havia margem para um tempo melhor: “A pole é uma sensação muito boa hoje. Aquela última volta no Q3 foi inacreditável. Eu conseguia ver que estava ganhando alguns décimos curva após curva, e foi uma sensação incrível. Sem a bandeira amarela no fim da sessão, sei que poderíamos ter sido ainda mais rápidos”, comentou.
O britânico lembrou que a sessão de classificação começou de forma complicada para a Mercedes, mas que tudo se encaixou na fase decisiva: “Foi um Q1 e um Q2 tensos porque estava tudo muito apertado, mas quando chegamos ao Q3 apenas foquei em pilotar por instinto e tudo deu certo. Tenho me sentido confiante no carro durante todo o fim de semana e estou muito feliz por termos conseguido entregar quando realmente importava”, afirmou. Russell também elogiou o apoio recebido da equipe: “Toto (Wolff) e a equipe têm sido um grande suporte. Estamos em comunicação constante e essa confiança nos dá liberdade para sair e aproveitar, que foi exatamente o que fiz hoje”, disse ele.

Antonelli também fez uma avaliação positiva da sessão de classificação e destacou a evolução apresentada ao longo do final de semana. Segundo o italiano, sua última tentativa no Q3 vinha sendo competitiva e poderia tê-lo aproximado do tempo de Russell: “Foi um fim de semana positivo até agora e mostramos um bom ritmo conforme avançamos pelas sessões. A volta final na sessão de classificação estava se encaixando muito bem e parecia que poderia ficar perto da de George, o que é encorajador e representa um aprendizado para mim”.
O piloto italiano acredita que o bom desempenho em ritmo de corrida pode ser um diferencial no domingo: “Tenho me sentido confortável no carro e mostramos um ritmo particularmente forte nas simulações de corrida, então isso nos dá uma boa base para amanhã. Será uma prova desafiadora por causa das condições e da alta degradação dos pneus, então administrar isso será fundamental”, acrescentou.
O chefe da equipe, Toto Wolff, destacou que Russell soube aproveitar toda a experiência para conquistar a pole: “George fez um trabalho excepcional. Foi competitivo durante todo o fim de semana, e quando realmente importava, produziu uma volta extraordinária. Ele aliviou o ritmo no momento certo, administrou o necessário e maximizou a volta. Às vezes é preciso simplificar as coisas e apenas pilotar, e foi exatamente isso que ele fez”, concluiu Wolff, que também elogiou Antonelli, afirmando que sua volta final foi prejudicada pelas bandeiras amarelas, mas ressaltou que o quarto lugar ainda oferece boas oportunidades para a corrida.
