F1: “Melhor ser superado por cliente do que por outra equipe”, afirmou Wolff

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, afirmou que não há vergonha em perder o título de construtores na Fórmula 1 para uma equipe cliente como a McLaren, que conquistou o campeonato de 2024 usando motores fornecidos pela fabricante alemã.

A McLaren encerrou um jejum de títulos que durava desde 1998, enquanto a equipe de fábrica da Mercedes amargou a quarta posição no campeonato, sua pior colocação desde 2012, ficando 198 pontos atrás do time campeão.

Para Wolff, ser derrotado por uma equipe com o mesmo motor é uma lição importante. “Se não podemos vencer como equipe de fábrica, prefiro ser superado por um cliente”, disse. “Não tenho nenhum problema com isso. Isso nos mostra onde está o padrão a ser seguido.”

O dirigente destacou que o sucesso da McLaren também reflete a qualidade dos motores da Mercedes. “Não há discussão sobre o nível de performance, dirigibilidade, nem sobre a recuperação e distribuição de energia do motor”, acrescentou.

Apesar do reconhecimento, Wolff deixou claro que o foco principal é a equipe oficial voltar a vencer. “O time campeão usa nosso motor. Com material igual, competimos em pé de igualdade. Se eles executam melhor e têm melhores pilotos, isso é aceitável. É um sucesso para a Mercedes Motorsport e para a HPP, mas nossa prioridade é vencer com a equipe de fábrica”, finalizou o chefe da Mercedes.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.