F1: McLaren modificou asa traseira para calar críticas, segundo Brown

A McLaren modificou sua controversa asa traseira chamada de pela concorrência de ‘mini-DRS’, para provar que não é esse o segredo de sua vantagem atual na Fórmula 1, afirmou o CEO da equipe, Zak Brown.

Depois de ficar no final do grid no início da temporada 2023, a equipe McLaren, foi evoluindo ao longo do ano passado, algo que continuou a acontecer este ano, e atualmente lidera a classificação de construtores com 41 pontos de vantagem sobre a Red Bull Racing no momento.

Lando Norris e Oscar Piastri conquistaram três das últimas quatro vitórias. Enquanto isso, algumas equipes rivais reclamaram que o elemento superior da asa traseira da McLaren estava se flexionando demais na longa reta de largada/chegada em Baku.

A McLaren concordou com a FIA em modificar sua asa traseira para aliviar as preocupações dos rivais, mas Brown insinuou que havia mais por trás da decisão em uma conversa com o The Times. “Quem quer que esteja ganhando, todo mundo está sempre olhando para o carro para entender o que está sendo feito. É totalmente natural que as pessoas estejam olhando para nosso carro no momento e depois chegando a conclusões, muitas delas incorretas, e nós passamos em todos os testes da FIA.”

“Oferecemos fazer uma pequena modificação, só porque não achamos que fará muita diferença e há muito barulho em torno disso, então para demonstrar que não há nenhum segredo, nós resolvemos modificar ligeiramente a asa”, acrescentou.

A asa traseira da McLaren não era tecnicamente ilegal, mas os detratores da equipe sentiam que os benefícios de redução de arrasto causados por sua flexibilidade, não estavam no espírito dos regulamentos.

“Eles (equipes concorrentes) não estariam fazendo seu trabalho se não estivessem fazendo barulho”, disse Brown. “É um elogio que as pessoas estejam olhando para nosso carro e preocupadas. Temos uma boa inovação em nosso carro”, completou Brown.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.