O chefe da McLaren, Andrea Stella, reconheceu que a equipe ainda tem muito a melhorar em termos de confiabilidade na temporada 2026 da Fórmula 1, apesar dos sinais positivos apresentados no GP de Barcelona, em que a equipe teve um fim de semana sem grandes problemas mecânicos e colocou seus dois carros na zona de pontuação.
O resultado foi destacado por Stella após uma sequência de corridas marcada por falhas técnicas: “Finalmente, um fim de semana relativamente calmo e limpo do ponto de vista da confiabilidade”, afirmou à imprensa. “É claro, não podemos esquecer que em alguns dos fins de semana anteriores não tivemos apenas problemas no domingo, mas também problemas que afetaram os treinos. Então houve uma melhora desse ponto de vista.”

Mesmo satisfeito com o desempenho na Espanha, Stella afirmou que a confiabilidade deve ser analisada ao longo de toda a temporada. “Confiabilidade, sabe, não quero julgá-la em uma única corrida. Gostaria de julgá-la em uma temporada e dizer que tivemos algumas exceções. Mas temos que reconstruir a partir de onde estávamos, então pegamos uma corrida de cada vez, um evento de cada vez.”
Atual campeã da Fórmula 1, a McLaren vem enfrentando dificuldades sob os novos regulamentos técnicos de 2026. Além dos problemas do MCL40 em curvas de alta velocidade, a equipe também sofreu com falhas elétricas e na unidade de potência.
Stella ressaltou que a equipe elevou seus padrões de trabalho em conjunto com fornecedores e parceiros, mas admitiu que ainda há espaço para evolução. “A missão é muito clara. Só queremos pensar em desempenho, uma área de desempenho na qual também temos bastante a melhorar.”
Além dos desafios de confiabilidade, a McLaren também acompanha a evolução da Ferrari, que dá sinais de ter assumido vantagem na disputa de desenvolvimento da F1.
