A McLaren confirmou que fez ajustes em sua asa traseira após algumas críticas, principalmente da Red Bull Racing, mas afirmou que a mudança não terá um impacto significativo no desempenho do carro da equipe. O CEO da McLaren, Zak Brown, disse que a equipe decidiu fazer a modificação para demonstrar que não há nenhum segredo por trás de seu sucesso recente.
Depois das acusações da Red Bull, a FIA vistoriou novamente a asa traseira da McLaren, e afirmou que está dentro do regulamento. Ainda assim, a entidade recomendou algumas alterações, que a McLaren já efetuou. O time de Woking tem registrado um desempenho impressionante desde que Andrea Stella assumiu o cargo de chefe de equipe em 2023, passando de uma das equipes mais lentas para se tornar a referência na Fórmula 1 no momento. Lando Norris e Oscar Piastri têm conquistado vitórias e pódios, colocando a McLaren na liderança do campeonato de construtores.
A vitória de Piastri em Baku chamou atenção para a asa traseira de baixa resistência da McLaren, com imagens mostrando o elemento superior se levantando na reta para criar um espaço e reduzir a resistência do ar. Isso despertou suspeitas de equipes como a Red Bull e a Ferrari, que levantaram questões sobre a legalidade da asa traseira da McLaren.
Depois das conversas com a FIA, a McLaren afirmou que ‘proativamente ofereceu fazer alguns ajustes menores na asa’. Brown explicou que a equipe decidiu fazer a modificação porque não acredita que ela terá um impacto negativo e também para demonstrar que não há nenhum ‘segredo especial’ por trás do desempenho da McLaren.
“Quem quer que esteja vencendo, todo mundo sempre está olhando para o carro para entender o que eles estão fazendo”, disse Brown. “É totalmente natural que as pessoas estejam olhando para nosso carro no momento e chegando a conclusões, muitas delas incorretas”, acrescentou.
“Passamos em todos os testes. Nos oferecemos para fazer uma pequena modificação, apenas porque não achamos que isso fará muita diferença e há muito barulho em torno disso, então para demonstrar que não há nenhum ‘molho secreto’, nós dissemos: ‘Bem, vamos modificá-la ligeiramente’,” finalizou Brown.
A McLaren atualmente lidera o campeonato de construtores com 41 pontos de vantagem sobre a Red Bull, com seis GPs e três corridas Sprint restantes na temporada de 2024.