A McLaren desistiu de estrear sua inovadora asa traseira no GP da Áustria de Fórmula 1 neste final de semana, após identificar um problema de desempenho antes do início das atividades na pista. A equipe optou por manter o pacote aerodinâmico já conhecido para evitar riscos durante o fim de semana em Spielberg.
O novo componente, apelidado informalmente de ‘Macarena’, havia sido levado ao circuito com a expectativa de ser utilizado pela primeira vez, seguindo o caminho de Ferrari e Red Bull Racing, que já adotaram conceitos semelhantes. No entanto, as verificações finais realizadas na garagem, impediram que a novidade fosse liberada para uso.
Neil Houldey, diretor técnico da McLaren, explicou que a equipe fez um grande esforço para levar a peça ao GP, mas os resultados dos testes finais ficaram abaixo do esperado: “Infelizmente, não conseguimos utilizar a asa experimental que trouxemos para cá. A equipe na fábrica trabalhou incansavelmente para trazê-la até aqui, mas durante os testes finais de aprovação na garagem, ela não apresentou o desempenho esperado e não nos sentimos confortáveis em utilizá-la”, afirmou.
Segundo Houldey, a prioridade passou a ser extrair o máximo rendimento do carro com a configuração já conhecida: “A decisão correta foi concentrar nosso tempo de pista em otimizar o pacote atual para este fim de semana. É decepcionante, mas faremos mais trabalho com esse componente antes de levá-lo para um evento futuro”, acrescentou.

Antes da confirmação de que a nova asa não seria utilizada, Lando Norris já havia destacado que o projeto exigia um longo processo de desenvolvimento. O britânico ressaltou a complexidade da solução e elogiou o conceito adotado pela equipe: “Não é um projeto simples. Leva tempo para entender uma asa tão complicada como essa. Mas é algo muito legal, inovador e interessante de ver”, disse ele.
Norris também comentou que ficou impressionado ao ver a Ferrari utilizar uma solução semelhante no início da temporada, e reconheceu o trabalho de quem consegue explorar o regulamento técnico: “Foi muito legal ver a Ferrari com isso no começo do ano. É impressionante o que alguém que entende as regras e a forma como elas são escritas consegue fazer. Eu gostaria que já tivéssemos isso há três meses”, completou.
