F1: McLaren explica por que ignorou a estratégia da Red Bull na Espanha

Andrea Stella, chefe da McLaren, revelou que a equipe chegou a considerar cobrir a decisão antecipada da Red Bull de fazer uma parada extra durante o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1.

Tudo começou quando Max Verstappen perdeu a segunda posição para Lando Norris na volta 12 e foi chamado para os boxes, a Red Bull apostava em uma corrida de três paradas. No entanto, a McLaren optou por não reagir com nenhum de seus pilotos até oito voltas depois, permitindo que Verstappen herdasse a liderança quando Oscar Piastri saiu dos boxes na volta 22.

O chefe da McLaren, chegou a considerar a possibilidade de se proteger da ameaça que a estratégia da Red Bull poderia representar.

“Quando ele (Verstappen) parou, ficou claro que era uma corrida de três paradas,” disse Stella. “É muito arriscado tentar duas paradas parando tão cedo, com só dois jogos de pneus, é praticamente impossível. Mas, para ser honesto, isso não mudou nada pra gente. Pensamos por um momento se devíamos fazer o mesmo.”

“Decidimos que não, porque naquele momento não havia indícios de que deveríamos optar por uma estratégia de três paradas. No meio da corrida o Verstappen estava mais rápido do que esperávamos, ele nos pressionou bastante. Mas nossos pilotos, no fim do segundo stint, acharam aquele desempenho extra que permitiu manter a primeira e segunda posições,” completou.

A decisão da McLaren deu certo quando o Safety Car apareceu a 11 voltas do fim da corrida. Já a Red Bull enfrentou dificuldades, colocou pneus duros no carro de Verstappen, e o holandês ainda foi punido, terminando em P10.

“Acho que em uma corrida com tanta degradação de pneus, você sempre tem incentivo pra parar. Se você perguntar ao piloto se ele prefere ficar na pista ou parar pra colocar pneus duros, não sei qual ele escolheria. Mas mesmo pra gente, manter a estratégia de duas paradas garantiu um jogo de pneus pro Safety Car. Numa corrida com três paradas, você acaba ficando sem pneus. E largar com pneus duros depois do Safety Car sempre vai ser um problema,” comentou o chefe da McLaren.

Por fim, Stella negou que a decisão tenha sido por falta de pneus: “Não, seguimos com as duas paradas porque acreditávamos que era a estratégia mais rápida.”

🎥 Vídeos mais recente