F1: McLaren exalta dia positivo de treinos na Áustria: “Mais próximos dos carros na frente”

A McLaren encerrou a sexta-feira (26) de treinos para o GP da Áustria de Fórmula 1 com uma avaliação positiva, apesar dos problemas enfrentados por Lando Norris no TL1. A equipe acredita que o volume de dados coletado será importante tanto para a sequência do fim de semana quanto para o desenvolvimento do MCL40.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

O principal contratempo aconteceu logo na primeira sessão, quando o britânico permaneceu na garagem durante os 45 minutos iniciais devido a um vazamento hidráulico. Após o reparo, o campeão de 2025 conseguiu completar poucas voltas com pneus médios, terminando em sétimo, enquanto sua tentativa com os macios foi interrompida pela bandeira vermelha que também cancelou os treinos de largada.

Com o tempo de pista reduzido do companheiro de equipe, o australiano assumiu a maior parte do programa de testes da equipe papaya. No início do TL1, usou sensores aerodinâmicos sobre a tampa do motor e realizou diferentes avaliações de asas dianteiras antes de registrar o terceiro melhor tempo da sessão. Durante o restante do dia, a equipe também confirmou que a asa traseira experimental planejada para Spielberg não foi utilizada, já que o componente ainda necessita de preparação adicional e retornará à fábrica, em Woking, para novos trabalhos de desenvolvimento.

Lando Norris (GBR) McLaren F1 Team MCL40.
Foto: XPB Images

O TL2 transcorreu sem problemas para a equipe. Em temperaturas de pista próximas dos 50°C, Norris e Piastri trabalharam com pneus médios e macios, chegaram a liderar momentaneamente a tabela de tempos e encerraram a atividade com simulações de corrida e treinos de largada.

“Foi um dia muito bom, terminando bem nas duas sessões. Sabíamos que a Mercedes estaria um passo à frente e foi exatamente isso que aconteceu, mas conseguimos testar muitas configurações e entender melhor o carro”, afirmou Piastri. “Ainda há pontos para analisar durante a noite para reduzir essa diferença, mas estou mais confortável e satisfeito com o trabalho realizado.”

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

Norris também destacou a recuperação da equipe após os problemas iniciais. “O contratempo no TL1 nos deixou em desvantagem, mas, depois que resolvemos a questão, começamos a evoluir ao longo do dia. Estamos mais próximos dos carros da frente, o que é animador. Agora precisamos ganhar um pouco mais de confiança no carro para dar mais um passo rumo às equipes que lideram o campeonato”, concluiu.