Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, revelou a grande diferença de desempenho que ele acredita que a Red Bull enfrenta em relação à McLaren, antes do início da nova temporada da Fórmula 1, neste próximo final de semana. A McLaren, que teve um forte desempenho nos testes de pré-temporada no Bahrein, é apontada por muitos como a favorita para começar a temporada com o melhor ritmo.
A equipe de Woking, que conquistou o campeonato de construtores no ano passado, superando a Ferrari, agora busca adicionar o título de pilotos às suas conquistas em 2025. No entanto, Marko indicou que a Red Bull está significativamente atrás da McLaren.
Em entrevista à ServusTV, Marko afirmou que vê a McLaren ‘de meio a um segundo mais rápida’ que a Red Bull em uma volta. “A McLaren foi claramente superior. Nos treinos curtos, eles não mostraram isso… eles saíram: setor um, melhor tempo. Setor dois, boom. E então eles voltaram para os boxes. Então eles tentaram esconder seu verdadeiro potencial”, afirmou.
Marko observou que a McLaren estabeleceu tempos de setor impressionantes, mesmo sem liderar as medições de velocidade máxima, levando o austríaco a uma conclusão surpreendente. “Eles ainda não estavam na frente nas medições de velocidade máxima. Isso sugere novamente que eles não estavam com potência máxima do motor. Então, se este for o resultado na Austrália, é claramente primeiro e segundo para a McLaren”, concluiu Marko.
A declaração de Marko levanta preocupações sobre a competitividade da Red Bull no início da temporada 2025 e destaca o forte ritmo da McLaren, que parece ter um carro muito competitivo para este ano.