A McLaren deve ter um dos momentos mais tensos da temporada até então neste final de semana, durante o GP da Espanha. A equipe vai enfrentar um traçado que não valoriza o MCL39, além de ter que lidar com as novas diretrizes técnicas sobre asas flexíveis e a disputa interna de seus pilotos.
Atualmente Oscar Piastri é o líder do campeonato com 161 pontos. Lando Norris conseguiu diminuir a diferença para apenas três pontos no último fim de semana, quando venceu a prova em Mônaco. Isso coloca a equipe em uma posição difícil, apesar de Zak Browm já ter declarado que deixará os pilotos livres para a disputa.
Mesmo nesse cenário, os dois colegas de time permanecem tranquilos. “Chegar ao próximo fim de semana de corrida como vencedor do GP de Mônaco é uma sensação incrível. A equipe e eu trabalhamos duro nos últimos meses para encontrar pontos de melhoria, e vamos continuar avançando e aproveitando o impulso que criamos”, disse Norris.
“Barcelona é uma pista onde já venci nas categorias de base. Ela combina retas de alta velocidade com trechos técnicos”, enfatizou Piastri. “Estou satisfeito com a consistência sólida da minha pilotagem no momento e levo muitos pontos positivos para a Espanha. A equipe está fazendo um ótimo trabalho, e estou me sentindo muito confiante.”
O chefe da equipe, Andrea Stella, destacou que Barcelona deve expor os pontos fracos da equipe. “O Circuito de Barcelona oferece um desafio muito diferente, com muitas curvas de alta velocidade que não favorecem naturalmente as características do MCL39. Com isso, também vem a expectativa de ver muitos desafios do resto do grid e batalhas acirradas na frente.”*
Algumas equipes, como Red Bull e Ferrari, esperam que as novas diretrizes, que serão implantadas a partir deste fim de semana, afetem negativamente a McLaren e ajudem a equilibrar o campeonato de construtores, que no momento permanece dominado pela equipe de Brown, que lidera isolada com 319 pontos, estando 172 à frente da vice-líder, Mercedes.