F1: McLaren busca apoio de Piastri para ajudar Norris na luta pelo título

O engenheiro de corrida de Oscar Piastri, Tom Stallard, revelou detalhes das discussões internas da McLaren sobre como o jovem piloto australiano pode contribuir para que Lando Norris se mantenha na disputa pelo título de pilotos contra Max Verstappen, na temporada 2024 da Fórmula 1. Antes do GP dos EUA, Stallard reforçou que todos na McLaren, incluindo Piastri, estão focados no melhor resultado para a equipe, e que há uma compreensão mútua de que o trabalho em equipe será essencial nesta fase final da temporada.

A McLaren assumiu a liderança no campeonato de construtores após o GP do Azerbaijão, aproveitando-se de um incidente entre Sergio Perez e Carlos Sainz. Com a vitória de Norris em Singapura e o pódio de Piastri, a equipe de Woking abriu uma vantagem de 41 pontos, com seis GPs e três corridas Sprint restantes no calendário deste ano. No entanto, Stallard minimizou qualquer sensação de conforto na disputa. “Pode parecer que estamos em uma posição favorável no campeonato de construtores, mas dentro da equipe não sentimos isso. Red Bull, Mercedes e Ferrari são sempre adversários fortes”, afirmou Stallard no podcast Beyond the Grid.

Com Norris 52 pontos atrás de Verstappen no campeonato de pilotos, a McLaren sabe que precisará de um esforço coordenado para fechar essa diferença. Comentários de ex-pilotos, como Jenson Button, sugerem que ordens de equipe mais rígidas serão necessárias. O chefe da equipe, Andrea Stella, já indicou que isso deve acontecer, e Stallard descreveu como abordaria Piastri sobre a possibilidade de ajudar Norris.

“Como equipe, queremos vencer ambos os campeonatos, e isso inclui os dois pilotos. Se você é um piloto que acredita que pode ser campeão, também quer estar em uma equipe que te apoie quando for sua vez. Se você não estiver disposto a ajudar a equipe quando é o outro piloto, como espera que a equipe te trate da mesma forma no futuro?” acrescentou Stallard.

Ele ainda destacou a atitude positiva de Piastri até agora. “Oscar tem sido muito positivo em seu apoio à equipe e na disposição de fazer o que for necessário. Ele está pensando no longo prazo e, genuinamente, quer ver sua equipe vencer”, concluiu o engenheiro, reforçando a importância do espírito de colaboração dentro da McLaren.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.