Oscar Piastri conquistou o terceiro lugar no grid para o GP do Canadá de Fórmula 1 e celebrou o resultado, especialmente após enfrentar dificuldades nos treinos livres. O australiano destacou a reação positiva da McLaren ao longo do sábado.
“Estou satisfeito com o terceiro lugar. Isso não tem sido frequente este ano, então com certeza vou aproveitar esse resultado, ainda mais depois de momentos complicados nos treinos livres. É bom ver a virada que conseguimos nesta tarde (sábado) e agora vamos trabalhar duro durante a noite para manter o ritmo na corrida e tentar ganhar posições na frente”, afirmou Piastri.
Lando Norris, por outro lado, não escondeu a frustração com a sétima posição no grid. Segundo ele, faltou ritmo para acompanhar os líderes, o que o levou a arriscar mais do que o ideal.
“Foi uma sessão de classificação difícil e longe do que eu esperava. Estávamos um pouco atrás em ritmo comparado aos carros mais rápidos e acabei forçando demais tentando compensar isso. Agora o foco está na corrida, vamos trabalhar com a equipe para recuperar posições e conquistar bons pontos no campeonato”, declarou o britânico.
O chefe da McLaren, Andrea Stella, reconheceu que o desempenho do MCL39 não foi o ideal neste circuito, mas elogiou o esforço coletivo para contornar as limitações do carro.

“Não foi o resultado que queríamos, mas reflete as dificuldades que tivemos com o carro desde o TL1. A equipe fez um bom trabalho ao adaptar o acerto e os pilotos também ajustaram seu estilo de pilotagem, o que nos permitiu ser relativamente competitivos até a última parte da classificação”, afirmou Stella.
“Oscar conseguiu um bom progresso, mas o carro não tinha potencial suficiente para superar (George) Russell e (Max) Verstappen, que usaram pneus médios na última tentativa. No caso de Lando, Q1 e Q2 foram fortes, mas ele não conseguiu melhorar no Q3. A sétima posição não reflete o verdadeiro potencial dele ou do carro”, acrescentou.
Stella acredita que o cenário da corrida pode beneficiar a equipe: “Será uma prova interessante em termos de pneus, estratégia e possibilidade de Safety Car. Por isso, seguimos otimistas e agora vamos focar em estarmos totalmente preparados para amanhã”, encerrou o chefe da McLaren.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ o GP do Canadá com o jornalista Rodrigo França.