O ex-piloto de Fórmula 1, que atualmente corre na Stock Car brasileira, Felipe Massa insinuou que seu ex-companheiro de equipe na Ferrari, Fernando Alonso, tinha total conhecimento da manipulação ocorrida durante o ‘Crashgate’ no GP de Singapura de 2008.
As circunstâncias controversas que aconteceram nessa corrida em 2008 voltaram à tona recentemente, com Massa tomando medidas legais para contestar o resultado do título da Fórmula 1 de 2008.
Naquele ano, Massa perdeu o título em parte devido aos pontos perdidos por causa de um pit stop problemático durante o GP de Singapura, com os resultados daquela corrida sendo mantidos, apesar da descoberta de que a equipe Renault (atual Alpine) havia manipulado o resultado através de um acidente deliberado.
O então piloto da Renault, Nelson Piquet Jr., deliberadamente bateu seu carro durante a corrida no circuito de Marina Bay, sob pressão da equipe para fazer isso, já que o piloto brasileiro tentava manter sua carreira viva na F1.
Esse ‘acidente’ resultou na entrada do Safety Car na pista, ajudando seu então companheiro de equipe, Alonso a assumir a liderança da prova devido ao momento perfeito de seu pit stop, o que levou o espanhol à vitória. Massa, que também havia parado nos boxes, perdeu posições após sair com a mangueira de combustível ainda conectada ao carro.
Posteriormente, Massa perdeu a disputa pelo título para Lewis Hamilton, por apenas um ponto. A admissão no início deste ano, do ex-chefe da F1, Bernie Ecclestone, de que ele, a FOM e a FIA, tinham conhecimento das ações da Renault antes do final da temporada, reacendeu toda a situação.
Enquanto Alonso sempre foi considerado inocente e ignorante das decisões da administração da Renault envolvendo Piquet Jr., Massa acredita que Alonso tinha conhecimento total do que estava sendo planejado.
“Conversei com Alonso algumas vezes, quando éramos companheiros de equipe na Ferrari”, disse Massa à filial brasileira do Motorsport.com. “Logicamente, Fernando sempre insinuou que não foi culpa dele, mas ele sempre mudava de assunto. Nunca tive uma conversa clara. Quando alguém aceita e fala, é porque essa pessoa está clara sobre as coisas. Quando a pessoa não quer falar da maneira certa, sabemos que talvez ela soubesse de tudo. Tenho certeza de que ele sabia.”
Embora Massa seja conterrâneo de Piquet Jr., ele admitiu que o relacionamento deles não é forte o suficiente para permitir uma discussão franca.
“Bem, falei com Piquet Jr. depois do que aconteceu, e obviamente não temos um ótimo relacionamento”, disse Massa. “De qualquer forma, tudo o que ele tentou fazer quando revelou isso está claro, todos sabiam disso. Ele causou o acidente de propósito em uma corrida que foi manipulada para que seu companheiro de equipe vencesse, então não vou falar com ele. Tudo o que ele fez ficou claro. Tentei falar com seu pai (Nelson Piquet, tricampeão de Fórmula 1), mas ele não quis falar comigo”, acrescentou.
Com Massa intensificando a situação, ele está montando uma grande equipe jurídica na tentativa de contestar o resultado do título de 2008 e também buscando recuperar os ganhos perdidos que teriam sido seus caso tivesse sido coroado campeão.
“Estou fazendo isso pelo esporte, estou fazendo isso para mostrar que a manipulação não faz parte do nosso esporte. E o que aconteceu naquela corrida em Singapura em 2008 é bastante claro, então deveria ser anulado, e eles não fizeram isso. No final, ninguém foi punido”, acrescentou.
“Acho que quando lutamos pela justiça, pelo esporte, por algo que aconteceu em uma situação inaceitável para o esporte, para as crianças, para o exemplo do esporte, para a integridade do esporte… quando fazemos isso, exatamente para mostrar e garantir que a justiça seja feita, eles certamente estão muito otimistas, e como eu disse antes, é importante que todos saibam exatamente o que aconteceu, é importante que todos entendam 100% o que aconteceu naquela corrida”, finalizou Massa.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon