O ex-piloto de Fórmula 1, que atualmente corre na Stock Car brasileira, Felipe Massa afirmou que espera o apoio da Ferrari enquanto busca uma compensação legal sobre o resultado do campeonato de 2008.
Bernie Ecclestone, ex-chefe da F1, afirmou em uma entrevista em março, que sabia sobre o ‘Crashgate’, mas eu ele, a FIA e a FOM resolveram não fazer nada sobre o assunto. Isso abriu uma ‘caixa de Pandora’ com Massa iniciando um processo legal contra os chefes da Fórmula 1 e a FIA, buscando indenização pelo que descreveu como uma ‘conspiração’ que o privou do título de 2008.
Independentemente de quão provável é que Massa tenha sucesso em seu caso, um ímpeto parece estar se construindo por trás dele, com o brasileiro esperando o apoio da Ferrari.
Antes mesmo de começarem as atividades no final de semana em Monza, o caso de Massa foi trazido à tona por um fã italiano, que colocou uma faixa na reta dos boxes do circuito, onde estava escrito que o ex-piloto da Ferrari é o campeão de 2008. Posteriormente a F1 ordenou a retirada da faixa.
Massa não estava no GP da Itália, inclusive por ter recebido um ‘pedido’ da F1 para que não estivesse presente em Monza, mas expressou sua determinação em lutar pelo que ele acredita ser seu título.
“Tenho uma certeza: Esse título é meu e é o 16º título de construtores da Ferrari”, disse ele à emissora estatal italiana TG1. “Contratei uma equipe de advogados muito competentes. Lutaremos até o fim para obter justiça nesse esporte. Não entendo por que um caso de manipulação não pode ser verificado da maneira certa, mesmo que um ano, dois anos ou quinze anos depois.”
Pelos comentários de Massa, parece que ele espera mais do que apenas compensação financeira pelo ocorrido, e afirmou acreditar que a Ferrari se juntará à sua causa para garantir o 16º título de Construtores.
“Nesse momento, ainda não tive o apoio da Ferrari, mas espero ajuda deles”, afirmou o piloto de 42 anos. “Estou otimista e vou lutar pela justiça até o fim.”
Massa ameaçou intensificar sus ações legais, caso a F1 não responda até sexta-feira, 08 de setembro, após ficar desapontado com a resposta inicial à sua carta.
Em 15 de agosto, os advogados de Massa entraram em contato com o atual CEO da F1, Stefano Domenicali, e o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, com uma ‘Carta Antes da Reivindicação’, estabelecendo os detalhes de seu desafio legal e afirmando que Massa foi ‘vítima de uma conspiração em 2008’, quando ambas as organizações buscaram evitar um escândalo.
A equipe de Massa respondeu agora a ambas as partes, argumentando que não consideram um atraso potencial de até três meses como razoável, e estabeleceram um prazo até sexta-feira, 08 de setembro, para que o assunto seja tratado satisfatoriamente.