F1: Marko tranquiliza Lawson sobre futuro de sua carreira

Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, assegurou a Liam Lawson que sua carreira na Fórmula 1 não acabou, apesar de sua repentina saída da equipe principal. A Red Bull optou por rebaixar Lawson de volta à Racing Bulls após o Grande Prêmio da China, com Yuki Tsunoda assumindo seu lugar já na próxima etapa no Japão. Lawson enfrentou duas primeiras corridas desastrosas na temporada, lutando na parte de trás do grid com pouco ritmo competitivo.

Marko afirmou que a Red Bull interveio antes que o neozelandês perdesse toda a confiança em si mesmo. Mas apesar do revés, o austríaco afirmou que uma carreira de sucesso na F1 ainda é possível para Lawson. “No primeiro fim de semana de corrida na Austrália, Liam sofreu uma falha no turbo no TL3 e não conseguiu completar uma única volta. A partir desse momento, a pressão sobre ele se tornou ainda maior. E assim, os erros começaram a aparecer. Essa tendência continuou na China. Tivemos que agir antes que Liam perdesse completamente sua confiança. Nesse contexto, não devemos esquecer que sua carreira não acabou. Ele está de volta e vai correr pela Racing Bulls, uma equipe com um carro que é sempre capaz de marcar pontos, um carro que também é consideravelmente mais fácil de pilotar e finalmente, uma equipe onde ele não será comparado a Max Verstappen”, disse ele.

O maior problema de Lawson decorreu de sua incapacidade de dominar a estreita janela de operação do carro. É um problema que atormentou Sergio Perez durante seu último ano na equipe, o que acabou levando à sua demissão no final do ano passado. Enquanto Lawson busca se recuperar com seu retorno à Racing Bulls, Marko apontou Pierre Gasly e Alex Albon como exemplos de pilotos que floresceram após um rebaixamento na Red Bull. “Outro problema, e um que Perez, com toda a sua experiência, teve que lidar em 2024, foi que o carro da Red Bull Racing, com sua estreita faixa de operação ideal, é difícil de pilotar. Além disso, estamos dois ou três décimos de segundo atrás dos líderes, o que torna tudo ainda mais difícil. No geral, a confiança de Lawson diminuiu constantemente, isso era claramente visível. Quando ele tentava forçar o ritmo, erros eram cometidos. A mudança de posição de Lawson não é nada incomum, pois fizemos o mesmo com Gasly e Albon antes, e ambos ainda são pilotos estabelecidos na Fórmula 1 com carreiras de sucesso”, finalizou Marko.

🎥 Vídeos mais recente