F1: Marko reafirma que McLaren é favorita em 2025

Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, expressou preocupação com o desempenho de sua equipe após os testes de pré-temporada no Bahrein, classificando a McLaren como favorita para os campeonatos de 2025 na Fórmula 1.

A Red Bull enfrentou dificuldades durante os três dias de testes no Circuito Internacional do Bahrein, incluindo problemas com o RB21 que mantiveram Liam Lawson e Max Verstappen nos boxes por longos períodos na quinta e sexta-feira, respectivamente. A equipe também terminou com o menor número de voltas completadas.

“Eu acho que será uma disputa entre três ou quatro equipes: McLaren, Mercedes, Ferrari e Red Bull. Mas, olhando para os resultados, a McLaren já está ligeiramente à frente, algo que se confirmou tanto nas simulações de voltas rápidas quanto nas de longas distâncias”, disse Marko ao Sport.de.

Marko acredita que a Red Bull fez progresso com o RB21, considerando os problemas enfrentados com o RB20 do ano passado, mas está convencido de que pelo menos por enquanto, a McLaren é claramente a favorita.

“Só na quarta-feira estávamos tão rápidos quanto a McLaren. Na sexta-feira, no último dia, acho que nas simulações de longas distâncias perdemos cerca de dois a três décimos de segundo por volta”, disse Marko. Ele também observou que o desgaste dos pneus foi significativamente melhor na McLaren do que para a Red Bull.

“Teria sido bom se todos os ajustes e inovações tivessem funcionado bem imediatamente. Mas pelo menos o carro está mais previsível. O carro responde corretamente aos inputs técnicos. Não é tão aleatório quanto no ano passado. Algumas peças novas funcionaram, outras não. Mas isso significa que ainda há espaço para desenvolvimentos e melhorias com o que temos à nossa disposição no momento”, concluiu Marko.