F1: Marko planeja reduzir funções na Red Bull até aposentadoria em 2026

Helmut Marko, uma das figuras mais influentes da Fórmula 1 e peça-chave na Red Bull Racing, sugeriu que pretende gradualmente se afastar de suas funções nos próximos anos, embora continue comprometido com a equipe, em um contrato até 2026. Aos 81 anos, Marko, que tem desempenhado um papel crucial na equipe desde sua fundação, indicou que, apesar de ainda se sentir apto para suas responsabilidades como consultor da equipe, é natural que ele comece a delegar mais tarefas conforme o tempo passa.

Marko, conhecido por sua visão estratégica e habilidade em identificar e desenvolver jovens talentos, como Max Verstappen, revelou que já considera a possibilidade de encontrar um sucessor para suas funções. “Enquanto eu estiver física e mentalmente em forma para fazer meu trabalho, continuarei. Mas naturalmente, irei me afastando aos poucos e espero encontrar um bom sucessor,” disse ele em entrevista ao podcast ‘Inside Line F1’.

Ele também relembrou a decisão arriscada de colocar Verstappen na Fórmula 1 ainda muito jovem, quando o piloto tinha apenas 17 anos. “Para mim, não foi um risco colocar Max em um carro de Fórmula 1. Ele já tinha uma visão clara do que queria e de como queria alcançar seus objetivos,” afirmou Marko, reforçando a confiança que sempre teve no piloto que se tornou um dos maiores sucessos de sua carreira.

Mesmo com a possível redução de suas atividades, Marko permanecerá um elemento central na Red Bull, continuando a influenciar a equipe e a categoria até o fim de seu contrato em 2026.

Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.