F1: Marko não descarta Sainz na Red Bull em 2025

Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, comentou sobre as especulações envolvendo Carlos Sainz como possível piloto da equipe na temporada 2025 da Fórmula 1. O espanhol, que tem seu contrato com a Ferrari terminando no final deste ano, vem impressionando com desempenhos consistentes com a equipe italiana.

O posto de Sergio Perez, companheiro de Max Verstappen, está em cheque com o contrato do mexicano também terminando no final da atual temporada. Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, pilotos da RB (ex-AlphaTauri), demonstram interesse em correr ao lado do holandês, mas parece não haver muito interesse da Red Bull nesta situação.

Sainz se soma a lista de candidatos após um forte P3 no Bahrein e a vitória na Austrália (na Arábia Saudita ele não pôde correr devido à uma cirurgia de apêndice). O piloto espanhol, que já foi da Academia Red Bull, vem tendo o nome bastante cogitado para substituir Perez, ou até mesmo ir para a Mercedes substituindo Lewis Hamilton que vai para sua vaga na Ferrari no próximo ano.

Christian Horner, chefe da Red Bull, já havia indicado Sainz como opção, e agora Marko reforça o interesse, mas ressalta a dependência de Perez e seu próprio desempenho para manter a vaga.

“É claro que a performance dele (Sainz) é fascinante”, disse Marko. “Checo (Perez) fez boas corridas esse ano. Em Melbourne, ele caiu para trás por causa do assoalho danificado e desgaste de pneus. A única fraqueza dele é a classificação. Se ele melhorar nisso, não precisaremos pensar em nada (mudança de pilotos para 2025).”

Enquanto Sainz surge como opção, a Red Bull também enfrenta um enigma com a dupla da RB. Daniel Ricciardo vem frustrando com seu desempenho, ficando atrás do companheiro Yuki Tsunoda.

“Nós estamos confusos com isso, ele (Ricciardo) está consistentemente mais lento que Yuki”, disse Marko sobre Ricciardo. “Algo não está funcionando para ele, o que é surpreendente, porque nos testes de pré-temporada ele foi muito bem. A questão no momento é: ‘Será que Yuki se tornou um piloto de alto nível ou Daniel está fraco?’ Depois de três corridas, em circuitos completamente diferentes, ainda não há uma resposta objetiva”, concluiu Marko.