Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, demonstrou satisfação com o resultado do GP de Mônaco de Fórmula 1, mesmo com Max Verstappen terminando apenas em quarto lugar. Segundo ele, o desempenho da McLaren, e sua política de igualdade entre Lando Norris e Oscar Piastri, acabou beneficiando o cenário do campeonato.
Antes da corrida, Marko havia dito que, caso Mônaco voltasse a expor as fraquezas do carro da Red Bull, seu ‘plano B’ era ver Norris superar Piastri. Foi exatamente o que aconteceu, pois o britânico venceu, enquanto o australiano, líder do campeonato, ficou em terceiro. “Sim, porque dessa vez Norris venceu e Piastri só foi o terceiro”, disse Marko ao jornal Österreich.
Para ele, essa divisão de pontos entre os dois pilotos da McLaren pode favorecer Verstappen no campeonato. “Diferente da McLaren, com dois pilotos fortes e política de igualdade, Verstappen não tem um companheiro de equipe com quem precise dividir os pontos”, disse ele. Quando questionado por quanto tempo a McLaren pode sustentar essa abordagem, Marko apenas sorriu: “Pergunte isso para a McLaren”.
Apesar do fim de semana discreto em Mônaco, o clima na Red Bull segue positivo após as atualizações que devolveram o carro à competitividade em etapas anteriores. “Esperamos que Barcelona seja como Ímola”, comentou Marko. “A sessão de classificação será crucial, porque ultrapassar lá também é muito difícil.”
Outro ponto de esperança para a Red Bull está na nova diretriz técnica que entrará em vigor neste próximo final de semana, limitando a flexibilidade das asas dianteiras. “Dizem que isso vai afetar mais a McLaren, mas estou curioso para ver se isso realmente se confirma”, completou Marko.