F1: Marko elogia Verstappen, mas teme problemas no RB20

O consultor da Red Bull Racing, Helmut Marko, analisou o GP da Espanha de Fórmula 1 em sua coluna no Speedweek. Mesmo sem o carro mais rápido, Max Verstappen venceu a corrida com uma ultrapassagem ousada sobre George Russell da Mercedes.

“Verstappen não tinha o carro mais veloz e nem largou da pole position, mas conquistou a vitória. Isso graças à ultrapassagem incrível sobre Russell. Ele conseguiu chegar à liderança e provou mais uma vez sua sensibilidade com o carro e excelente leitura de corrida. Essa foi a base da vitória”, disse Marko.

Apesar dos elogios a Verstappen, Marko criticou a manobra de Lando Norris no início da prova, quando forçou o holandês para fora da pista. “Max novamente fez a diferença e venceu com um carro que não era o melhor. Ele largou com pneus usados, enquanto Norris tinha pneus novos. Então, Norris forçou Max para a grama com uma manobra agressiva na largada.”

Para Marko, a Red Bull realizou uma corrida perfeita em termos de estratégia. “Acredito que, se Norris tivesse ficado à frente no começo, não teríamos vencido. A estratégia foi impecável. Nosso objetivo era permanecer na frente e evitar o tráfego, o que funcionou bem”, acrescentou.

Olhando para o próximo final de semana, o dirigente austríaco prevê um GP da Áustria complicado. “Spielberg será um desafio. Max sempre tem chances de vencer, mas é um final de semana com corrida Sprint. Isso significa que só teremos um treino livre para ajustar o carro. Ultimamente, porém, precisamos dos três treinos para encontrar o equilíbrio. Se esse problema persistir, poderá ser difícil”, finalizou Marko.