Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, voltou a criticar duramente o GP de Mônaco de Fórmula 1, chamando a corrida deste ano de ‘incrivelmente entediante’ e duvidando que as mudanças de regulamento previstas para 2026 sejam suficientes para tornar a prova mais atraente.
O austríaco de 81 anos sequer permaneceu no paddock após a bandeirada: “Fui embora imediatamente. Usamos um barco que nos levou direto do circuito para a Red Bull Energy Station, assim evitei toda a confusão”, disse ele ao site OE24.
Marko admitiu que a única chance de vitória para Max Verstappen seria algo fora do controle da equipe. “Na fase final, seria necessária a entrada de um safety car ou uma bandeira vermelha, essa era a única possibilidade para Max”, afirmou. O holandês terminou fora do pódio em P4.
Nem mesmo a tentativa da FIA de impor uma regra de duas paradas obrigatórias surtiu efeito, segundo Marko. “Nada adiantou, a não ser que houvesse um safety car. Foi uma corrida incrivelmente entediante, o pelotão intermediário estava ainda mais atrasado que no ano passado. É simplesmente impossível ultrapassar nesse circuito, mesmo que se tenha cinco segundos a mais por volta.”
Apesar das novas regras da F1 para 2026 preverem carros menores e mais leves, o consultor não acredita que isso resolverá os problemas de Mônaco. “O fato de os carros ficarem menores não é suficiente. Os da Fórmula 2 já são bem menores, e enfrentaram o mesmo problema de ultrapassagens que tivemos.”
O consultor da Red Bull também projetou o final de semana na Espanha, destacando a importância da sessão de classificação: “Nossa esperança está nos próximos finais de semana. A sessão de classificação em Barcelona também será muito importante, pois pode ser difícil ultrapassar lá”, acrescentou.
Com a entrada em vigor da revisão da Diretriz Técnica TD018, que visa restringir a flexibilidade das asas dianteiras, Marko avalia que isso poderá impactar algumas equipes, entre elas, a McLaren, mas prefere aguardar: “Estou curioso para ver se isso realmente se confirma”, completou o austríaco.