F1: Marko diz que Horner assumiu papel de Mateschitz na Red Bull

O consultor da Red Bull Racing, Helmut Marko afirmou que o antigo dono da Red Bull, Dietrich Mateschitz, foi ‘substituído’ por Christian Horner. Desde o falecimento de Mateschitz em outubro de 2022, a equipe Red Bull Racing viveu momentos turbulentos, tendo uma de suas temporadas mais bem-sucedidas em 2023, mas depois um ano realmente problemático na temporada 2024 da Fórmula 1.

É bem sabido que Marko e Horner não têm o relacionamento mais fácil entre eles, com a morte de Mateschitz criando um buraco no topo da gestão da Red Bull Racing. Mas Marko afirmou que ele e Horner estão trabalhando duro e em conjunto para conquistar o título novamente em 2024, bem como manter Max Verstappen na equipe.

Após a temporada dominante em 2023, quebrando muitos recordes no processo, ficou claro que a temporada de 2024 não corresponderia a isso, com Marko dizendo: “A temporada de 2023 foi única. Era certo que não poderia continuar assim. No automobilismo você não pode vencer todos os GPs”, disse Marko à Motorsport-Magazin.

Claro que antes que a temporada de 2024 começasse, as acusações de assédio sexual de uma funcionária da equipe contra Horner, não ajudaram em nada internamente o time. Essas acusações podem ter acalmado, após uma investigação interna da própria equipe, que foi contestada por muitas pessoas, mas levaram muitos membros-chave da equipe a deixar o time, incluindo Adrian Newey e Jonathan Wheatley.

“2024 ainda começou com muito sucesso. Enquanto isso, houve turbulências em torno de Christian Horner. Isso agora foi resolvido, eu diria. Nós sentamos juntos e dissemos que queremos vencer este campeonato. Portanto, temos que fazer o nosso melhor para alcançar esse objetivo”, disse Marko.

Mas o consultor austríaco afirmou que o falecimento do então proprietário da Red Bull, Mateschitz, teve um grande impacto na equipe, com algumas mudanças significativas no topo da gestão: “Dietrich Mateschitz foi substituído por Horner, então essa substituição mudou muito a estrutura. Horner acabou assumindo vários papéis, mas quando uma personalidade tão excepcional desaparece (Dietrich) há uma grande mudança geral”, acrescentou.

Apesar do período turbulento fora da pista e depois da perda de ritmo na pista, Marko sabe que o trabalho não pode ser concluído até depois de Abu Dhabi se esses objetivos comuns forem alcançados: “A história com Horner certamente não ajudou. Mas chegamos à conclusão de que temos que trabalhar juntos. Para conseguir um carro vencedor e manter Max”, finalizou Marko.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.