Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, esclareceu os motivos que levaram a equipe a promover Yuki Tsunoda, já para sua corrida em casa, o GP do Japão de Fórmula 1, neste próximo final de semana. Tsunoda substituirá Liam Lawson, que teve um início complicado na temporada, com resultados abaixo do esperado na Austrália e na China, e por isso foi rebaixado para a Racing Bulls, trocando de lugar com o piloto japonês.
A promoção de Tsunoda ocorre em sua quinta temporada na Fórmula 1, tornando-o um piloto júnior da equipe, que se tornou o mais experiente na categoria antes de receber uma chance na Red Bull Racing. Marko explicou que a equipe está confiante de que Tsunoda superou os problemas de consistência que enfrentou no passado. “Houve muitas críticas sobre por que Tsunoda não foi promovido antes”, escreveu Marko em sua coluna no Speedweek. “A carreira de Yuki teve altos e baixos, e ele não tinha exatamente uma imagem de confiabilidade e consistência.”
No entanto, Marko destacou a evolução do piloto japonês. “Ele deu um salto em seu desenvolvimento, inclusive em termos de preparação física. Agora Yuki está muito mais forte. Ele também teve desempenhos fortes nas duas primeiras corridas da atual temporada (com a Racing Bulls). O que vimos em Lawson na segunda metade de 2024, agora estamos vendo em Yuki”, acrescentou.
A estreia de Tsunoda na Red Bull acontecerá em sua corrida em casa, no Japão, mas Marko negou que isso tenha sido um fator determinante na decisão. “É uma coincidência que essa troca de pilotos com a promoção de Tsunoda, protegido da Honda, tenha acontecido antes de sua corrida em casa e na pista da Honda. Certamente ajuda que Yuki conheça bem a pista, mas o mesmo se aplica a Lawson. Esse não foi o fator decisivo”, completou Marko.