Um rumor no mínimo interessante envolvendo Oscar Piastri, começou a circular no paddock da Fórmula 1, às vésperas do GP dos EUA neste próximo final de semana.
Recentemente, o consultor da Red Bull Racing, Helmut Marko, sugeriu que Liam Lawson que substitui Daniel Ricciardo na RB a partir da corrida em Austin e irá correr ao lado de Yuki Tsunoda pelo resto da temporada, está em uma espécie de disputa direta com o piloto japonês para substituir Sergio Perez na Red Bull em 2025.
Lawson terá uma desvantagem em seu retorno neste final de semana, devido à necessidade de largar dez posições atrás no grid, por conta de uma penalidade que irá receber por uma troca de motor feita pela equipe.
“Ainda restam cinco GPS depois disso, então veremos e avaliaremos como as coisas irão”, disse Marko ao motorsport-magazin.com. “Sabemos que Checo (Perez) tem oscilações no desempenho e que ele enfrenta mais dificuldades quando o carro está em constante mudança técnica”, acrescentou.
Neste fim de semana, o carro da Red Bull Racing receberá uma atualização significativa, incluindo um novo assoalho. “Os circuitos que vêm agora claramente se adequam melhor a ele (Perez) e esperamos que ele se estabilize”, disse Marko.
Mas será que outro piloto também poderia estar na disputa para substituir o mexicano?
“Não acho impossível que Oscar Piastri vá para a Red Bull no próximo ano para substituir Perez”, disse o ex-piloto de F1 Christian Fittipaldi, no podcast Pelas Pistas. “Piastri pode estar ficando um pouco cansado da situação na McLaren”, acrescentou o ex-piloto brasileiro.
De fato, Marko tem falado abertamente sobre cláusulas de rescisão existentes nos contratos de todos os pilotos de ponta recentemente, e Piastri, de 23 anos, é gerenciado por Mark Webber, que permanece próximo da família Red Bull, além de ter sido piloto do time.
Nesta semana, Marko questionou a força mental do companheiro de equipe de Piastri, Lando Norris, que é o rival mais próximo de Max Verstappen na briga pelo título de pilotos em 2024.
No entanto, é o jovem australiano que agora terá um papel mais coadjuvante de ‘número 2’ pelo resto da temporada. “Ele (Pistri) pode muito bem dizer: ‘Obrigado por toda a sua ajuda, mas vou pensar em mim’,” disse Fittipaldi.
Marko admite que o papel de Piastri em apoiar Norris é uma desvantagem para a Red Bull e Verstappen. “Infelizmente, isso é verdade”, disse o austríaco de 81 anos. “Ele pode tirar muitos pontos de Max, enquanto as pessoas esperam menos de Checo. Mas eu não tenho tanta certeza se Piastri está muito feliz com seu papel de segundo piloto e se ele quer simplesmente aceitar isso”, finalizou Marko.