A Red Bull Racing confirmou que Yuki Tsunoda permanecerá ao lado de Max Verstappen como piloto da equipe até o final da temporada 2025 da Fórmula 1. O anúncio foi feito por Helmut Marko, consultor da equipe, após o GP do Japão, onde Tsunoda substituiu Liam Lawson.
Mesmo com um final de semana em Suzuka abaixo das expectativas, com Tsunoda sendo eliminado no Q2 e terminando a corrida fora da zona de pontuação na 12ª posição, a Red Bull Racing decidiu manter o piloto japonês para o restante da atual temporada. Marko destacou que Tsunoda demonstrou estar mais próximo de Verstappen nos treinos em comparação com o desempenho de Liam Lawson nas etapas anteriores, na Austrália e na China.
Segundo Marko, um fator crucial para essa decisão, foi a preferência de Tsunoda por uma configuração de carro semelhante à de Verstappen. “Yuki está realmente feliz com o setup de Max. Eles têm as mesmas preferências, então se encaixa bem”, disse Marko à emissora austríaca ORF.
O consultor da Red Bull também destacou a importância de ter ambos os carros pontuando, abordando o resultado decepcionante de Tsunoda no Japão. No entanto, ele rapidamente ressaltou o bom desempenho do piloto japonês até a sessão de classificação, apesar do tempo limitado de preparação. “A primeira corrida correu relativamente bem. Ele estava sempre dois a três décimos atrás de Max nos treinos livres e na sessão de classificação até ser eliminado”, afirmou Marko, antes de concluir: “Yuki vai terminar a temporada na Red Bull Racing.”
Apesar da eliminação precoce na sessão de classificação em Suzuka, Marko considerou um feito notável o desempenho de Tsunoda nos treinos livres, dada a pouca experiência com o carro. A decisão da Red Bull Racing sinaliza uma aposta na adaptação contínua de Tsunoda e na sinergia com o tetracampeão, Verstappen, para buscar melhores resultados nas próximas corridas da temporada.