O consultor da Red Bull Racing, Helmut Marko, confirmou que a equipe está analisando a posição de Sergio Perez após uma temporada repleta de dificuldades, mas acrescentou que qualquer decisão só será tomada após a última corrida do ano, em Abu Dhabi. “Estamos atualmente avaliando tudo”, disse Marko, deixando claro que a equipe observará o desempenho de Perez e o impacto de suas recentes falhas antes de decidir sobre possíveis alterações para 2025.
A temporada de Perez começou de maneira positiva, levando a Red Bull a renovar seu contrato até o final de 2025. Contudo, desde então, o piloto mexicano tem lutado para acompanhar o desempenho necessário para uma equipe de ponta. Em declarações anteriores, Marko observou que o contrato de Perez pode ser revisto se as performances não melhorarem. “A queda para o terceiro lugar no campeonato de construtores, os 200 pontos de Sergio atrás de Max Verstappen, tudo isso fala por si”, afirmou o consultor.
Perez ter finalizado sua corrida em casa, o GP do México, na última colocação, intensificou as dúvidas sobre sua posição na Red Bull. O piloto terminou em 17º (último entre os que finalizaram a prova), reclamando de problemas de equilíbrio e falhas nos freios, além de apontar dificuldades no chassi. Marko comentou que a equipe investigou as reclamações de Perez e confirmou que ele irá receber um novo chassi para ajudá-lo a se sentir mais confiante no carro, no GP de São Paulo.
Para 2025, uma das opções que a Red Bull considera é o jovem Isack Hadjar, atual vice-líder da Fórmula 2, que vem impressionando com seu desempenho nas categorias de base. O piloto francês terá a chance de demonstrar seu potencial na Fórmula 1 no TL1 em Abu Dhabi, que segundo Marko, será ‘decisivo para seu futuro’. O consultor destacou que, em todas as categorias juniores, Hadjar superou o desempenho de Franco Colapinto, outro talento em destaque, atualmente na Williams, mas sem vaga como titular no próximo ano.
Após a última corrida do ano, a Red Bull irá realizar um teste em que Hadjar estará presente ao lado de outros pilotos em consideração para o próximo ano. Sobre a prontidão do jovem piloto para subir para a Fórmula 1, Marko afirmou: “Sim, absolutamente. Ele foi mais rápido do que Franco Colapinto em todas as categorias juniores”, finalizou o austríaco.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo ‘in loco’ com os jornalistas Gabriel Gavinelli, Kadu Gouvêa e Nathalia De Vivo.